Cover city 8d406e9ccc6f74e9

GARARU

Nascida às margens do rio São Francisco, no território denominado de Alto Sertão sergipano, Gararu, a 161 km de Aracaju, com 11.604 hab (Censo do IBGE 2019), foi descoberta em 4 de outubro de 1501, portanto,  um ano e meio após a chegada dos primeiros portugueses às terras brasileiras, pelos navegadores André Gonçalves e Américo Vespúcio, membros da primeira expedição exploradora, comandada por Gaspar de Lemos.

O rio São Francisco tornou-se, mais tarde, o grande caminho povoador de Sergipe, e,  pelo seu curso,  fizeram-se  as primeiras tentativas de colonização do território sergipano, no início do século XVII. 

Quanto a sua colonização, há duas versões; a  primeira, no século XVII quando Gararu era uma fazenda pertencente a Tomé da Rocha Malheiros, e a segunda, que o primeiro povoamento  ocorreu  com a chegada dos colonizadores portugueses, que fugiam dos ataques holandeses, em 1637.

Primitivamente, Gararu chamou-se Curral de Pedras,  em consequência da existência    de currais, onde  são utilizadas pedras como revestimento   das paredes , hábil e seguramente arrumadas umas sobre as outras. Em 15 de março de 1877, Gararu torna-se vila, tendo seu nome oficializado  no período em que as terras foram ocupadas por uma tribo indígena, cujo cacique chamava-se Gararu .  Esses mesmos índios teriam sido catequizados, mais tarde,  pelos jesuítas.

*Informações:  Secretaria Municipal de Esportes, Eventos e Turismo.Telefone 79 9 9995 2058

 

TURISMO ECOLÓGICO

Attraction category big 093451a7d35d1ae2

CAMINHO DOS CURRAIS DE PEDRA

Attraction 3c86fcc32a61cbdeFoto por: Jorge Aragão

Tem uma simbologia e importância histórica para o município, que compondo a paisagem local encanta quem passa. Sua maior concentração de Currais fica no Povoado Oiteiros e segue até o Povoado Cabaceiro chegando até às margens do Rio São Francisco oferecendo grande beleza para todos.

PRAIAS FLUVIAIS

Attraction ac70c8f6f1800ff3Foto por: Ancelmo Bless

 É pelo Rio São Francisco que se desfruta desse delicioso passeio de barco ou bons mergulhos, as prainhas mais visitadas são: Prainha do Povoado Lagoa Primeira, Prainha da Serra da Tabanga. A paisagem reflete um relevo suavemente ondulado com ocorrências de dunas e areias finas de cor dourada, um oásis de águas cristalinas apropriadas para banhos e passeios de barco.

TRILHA DO BURACO DE MARIA PEREIRA

Attraction 777ea1c6a1ead38cFoto por: Ancelmo Bless

O lugar revela a história de uma família que viveu por vários anos em uma “loca” de pedras, história contada por moradores do lugar, o acesso é em apenas 25 min de barco e uns 8min de caminhada em meio a rochas e paredões de aproximadamente 80 metros de altura, plantas nativas e pássaros silvestres completam a beleza do lugar.

As Trilhas são propícias para a prática de vários esportes radicais como  Motocross, Mountain-Bike, Bike-Cross, Caminhada Rústica, Enduros Automotivos, Asa Delta e Escalada.

TRILHA DO DIOGO

Attraction 27aa3a26e3d6358b

Faz parte do Roteiro Integrado de Turismo Rural, a 8 km da cidade, acesso de carro aproximadamente 20 min, em seguida caminha em meio a vegetação nativa. O local apresenta pinturas rupestres e recentemente foi descoberto um novo Sítio Arqueológico em meio a Trilha.

Anunciantes