Cover city 10c0389c1f112cea

POÇO REDONDO

            Visitar Poço Redondo revela-se um convite desafiador para desvendar o fascinante universo do fenômeno social do Cangaço.

            O município está inserido na região Semiárida, situa-se na microrregião do Sertão do São Francisco Sergipano e foi criado em 25 de novembro de 1953. Fica a 187 km de Aracaju e possui uma área territorial de 1.220 km², sendo o maior município de Sergipe, sua população é estimada em 34.147 habitantes. A fauna e a flora do município são típicas do bioma Caatinga.

            Os elementos da paisagem natural em Poço Redondo, por constituírem um belo  e diversificado conjunto de atrativos,  se revelam com  um forte potencial para as práticas de Turismo: Ecoturismo, Turismo de Aventura, turismo Rural, Cultural e de Base Comunitária.

            Dentre as potencialidades Turísticas destacam-se:

 Locais de memória do Cangaço: 23 km banhados pelo São Francisco com suas praias, a Serra da Guia, cachoeiras, furnas, piscinas naturais, sítios arqueológicos e paleontológicos.

            Devido ao fenômeno social do Cangaço, que aconteceu na década de 1930 aqui no Nordeste, por Poço Redondo ter contribuído com a maior leva de jovens (rapazes e moças) para o Bando de Lampião e também por  ter “acoitado” (acobertado, dado guarida) os bandoleiros da Caatinga, entre os anos de 1929 a 1938, merece o epíteto de  Capital do Cangaço. 

            Tudo isto já é de domínio público internacional a ponto de atrair milhares de visitantes à Grota do Angico (Local da morte de Lampião, Maria Bonita e mais nove Cangaceiros no dia 28 de julho de 1938).  Atualmente esse atrativo conta com uma boa infraestrutura a exemplo do Monumento Natural Grota de Angicos (MONA), além do Parque Ecológico Angicos e o Cangaço EcoParque, ambos às margens do Velho Chico. 

            O município conta ainda com artesanato diversificado, folguedos populares - cavalhada, vaquejada, samba de coco, pastoril, ternos de zabumba, bandas de pífano, grupos de teatro e grupos de Xaxado. A cerca de 750 metros de altitude, na Serra da Guia, é possível encontrar-se resquícios de comunidades negras da época da escravidão no Brasil e no seu topo um orquidário selvagem, raro para a região semiárida.

* Prefeitura Municipal de Poço Redondo 79 3337-1332

ATRATIVOS TURÍSTICOS CULTURAIS

Attraction category big ca3c09b7386b0284

A Cruz do Homem

Attraction 853fdb3151c26bb1

Por volta de 1950, foi encontrado o corpo de um peregrino que passava nas imediações do povoado Sítios Novos. Para reverenciar a memória do falecido, foi colocada uma cruz no local de sua morte. Ali existe hoje uma capelinha onde são depositados os pedidos e os votos de antigos moradores. Uma vez por ano, nos dias 01, 02 e 03 de maio, acontece no local a Festa da Santa Cruz com apresentação de bandas de pífano e novenas tendo, portanto, caráter religioso.

 

Artesanato

Attraction 725d959d4f5521ba

            Em Poço Redondo merece destaque o artesanato dos seguintes segmentos: Em madeira atua o famoso Mestre Tonho, já em couros o Mestre Orlando. Em relação ao artesanato com linhas temos desde a renda de Bilro, rendendê, ponto de cruz, bordado e crochê, todos de influência portuguesa. Além dessas manifestações artesanais encontram-se doceiras, que transformam cabeça-de-frade e a batata da raiz do umbuzeiro em saborosas iguarias.

Cavalhada

Attraction ea1e94cdf87e7b93Foto por: Adilson Andrade

Um folguedo popular inspirado nas lutas entre cristãos e mouros, herdado da influência colonial advinda da Península Ibérica. É realizada na sede do município e nos povoados Bonsucesso e Curralinho e já acontece há mais 100 anos em um lugarejo que existe desde antes da criação da cidade de Poço Redondo. Essa manifestação passa por ameaça de descaracterização. Esta tradição cultural realiza-se anualmente no dia 15 de agosto, na sede municipal em comemoração ao dia da padroeira Nossa Senhora da Conceição. Convidados pelo som da banda de pífano e zabumba que no fim do torneio acompanha procissão da Padroeira local.

                 

Vaquejada e Missa do Vaqueiro

Attraction 22de01ef5b5a3c42

A vaquejada em Poço Redondo é um forte atrativo equestre assim. A vaquejada atualmente é o folguedo de maior expressão lúdica do sertanejo seguindo do canto do aboio e a toada juntamente com o som do forró formam a música que embala as festas de vaquejadas. A religiosidade popular também se faz presente no cotidiano do vaqueiro, a exemplo das missas do vaqueiro: a do Povoado Santa Rosa do Ermírio (29 de abril) e a maior em (06 de setembro) realizada no Parque de vaquejada Santa Fé, espaço público da prefeitura de Poço Redondo.

Anunciantes