Cover city 97c2f4c8914d6f90
Fonte: Ancelmo Bless

PORTO DA FOLHA

O município de Porto da Folha, localizado no território do Alto Sertão de Sergipe, região semiárida, a pouco mais de 190 km da capital, orgulha-se de ter em sua construção populacional a presença das etnias indígenas, africanas e europeias. Margeado pelo rio São Francisco, promoveu o acesso aos colonizadores europeus, por volta do século XVII, a adentrarem a região.

O município é estritamente agrícola e pesqueiro, fazendo com que os costumes de sua população estejam ligados ao campo e ao rio São Francisco, mesmo estando em terras áridas do sertão brasileiro.

Com uma população estimada em 28.596 pessoas (Estimativa IBGE 2019), o nome do município deriva, popularmente, de um porto que existia na região e quando os europeus chegaram lá avistaram folhas de plantas nativas, que chamaram a atenção por sua beleza e grandiosidade. Ficou então conhecida como Porta das Folhas.

Turisticamente falando, a região possui diversos atrativos à beira do rio São Francisco, a exemplo: a ilha de São Pedro com a aldeia dos índios Xokó; a ilha do Ouro e os povoados Niterói e Mocambo, este último, comunidade quilombola, símbolo de resistência de lutas negras em Sergipe.

*Informações: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Fone: (79) 99867-9505