Cover city 020a8772fbc158c2

PORTO DA FOLHA

O município de Porto da Folha localiza-se na região semi-árida sergipana, a pouco mais de 190 km da capital. A cidade orgulha-se de está às margens do rio São Francisco, fato este que deu acesso aos colonizadores holandeses na região por volta do século XVII.   Basta observar as características da população, para perceber a miscigenação entre holandeses e brasileiros.

A história da região confunde-se com a presença de colonizadores holandeses no Baixo São Francisco e com o povoamento agrário no sertão sergipano .Promissora para o turismo, Porto da Folha sinaliza que o setor caminha para as regiões das Ilhas de São Pedro e do Ouro.

O município orgulha-se de ser o único no Estado que ainda mantém uma tribo indígena em aldeamento: Xokó. Também é bastante visitado o povoado quilombola Mocambo, onde a história de luta e resistência está presente na comunidade.

O município é estritamente agrícola e pesqueiro, fazendo com que os costumes de sua população estejam ligados ao campo e ao rio São Francisco, mesmo estando em terras áridas do sertão brasileiro. O abóio, a vaquejada, o gado estão presentes nas histórias e vidas dos mais de 26 mil habitantes (IBGE 2009). Porto da Folha é um destino turisticamente que caminha para o interior.

*Prefeitura Municipal de Porto da Folha - 79 3349-1299/1515/ 1476

FESTAS

Attraction category big 20d58de0fae41477

Emancipação Indígena Xocó

Attraction da31d483a9d88f75
Dança do Toré
Foto por: Silvio Oliveira

Os índios Xokós comemoraram 31 anos de retomada da terra em 9 de setembro de 2010 com a dança do Toré, o consumo da Jurema (bebida sagrada) e muita pintura no corpo à base de jenipapo, água e carvão. Na igreja é realizada uma missa com cânticos indígenas e fala do pajé, além de entrega de certificados aos ex-caciques, professores da escola indígena, políticos e companheiros dos Xokós. As festividades levam muita gente para a aldeia em dois dias de programação.

Festa Vaqueiro

Attraction 70babfaeded67bc5

O evento acontece sempre em setembro e há competições de vaquejada e pega de boi no meio da caatinga, além de shows musicais. A Festa do Vaqueiro de Porto da Folha foi criada pelo vaqueiro Antônio Alves de Farias (Tonho de Chico), em 1969, e é tradição na região. 

Anunciantes