Cover city d6b04bcf9d51b682
Fonte: Jorge Aragão

PROPRIÁ

O rio São Francisco foi generoso com Sergipe e, onde ele mostra sua presença, o homem tem em seu favor o acesso ao lazer, à diversão e à contemplação da natureza. Em Propriá, cidade localizada no território do Baixo São Francisco, a poucos 96 km da capital, Aracaju, a disponibilidade de passeios ecológicos, do banho de água doce e da gastronomia baseada nos peixes e crustáceos provenientes do rio completam a vocação da cidade para o turismo.

Não é por acaso que, por suas andanças pelas cidades ribeirinhas, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, cantou, em verso e prosa, a cidade na música “Propriá”. Os compositores Herbert Vianna e João Barone eternizaram a cidade em “Mormaço”, entre outros sucessos da música, literatura e história.

A cidade, fundada em 7 de fevereiro de 1802 (205 anos), foi uma das mais prósperas cidades do Estado, chegando a ser a 2ª cidade mais rica de Sergipe. Esse período áureo e de pujante economia, protagonizada por fábricas de beneficiamento do algodão e manufaturas de tecidos, do beneficiamento do arroz, além do transporte e comércio, está documentado em prédios antigos no Centro. Contando com 29.626 habitantes (Estimativa IBGE 2019), resguarda o passado em casarios coloniais localizados no largo da Catedral Diocesana devotada a Santo Antônio, padroeiro da cidade.

Denominada de Princesa do Baixo São Francisco, a feira livre de Propriá acontece aos sábados na avenida Tavares de Lyra e é um dos atrativos, por nela representar o cotidiano dos ribeirinhos através dos costumes diários. Pertinho dali, não deixe de observar o viaduto central professor Antônio Fernando Campos, um marco da arquitetura do interior de Sergipe, erguido na década de 30. A cidade é uma agradável surpresa para quem gosta do ar do interior, num misto de sertão com cidade ribeirinha, cheia de atrativos a descobrir.

*Informações: Prefeitura Municipal de Propriá - Fone: (79)  3322-4308