Cover city bd583253d667c715

PROPRIÁ

O rio São Francisco foi generoso com Sergipe e, onde ele mostra sua presença, o homem tem em seu favor o acesso ao lazer, a diversão e a contemplação da natureza. Em Propriá, cidade localizada a poucos 96km da capital, Aracaju, localizada na região do Baixo São Francisco, a disponibilidade de passeios ecológicos, do banho de água doce e a gastronomia baseada nos peixes e crustáceos provenientes do rio completam a vocação da cidade para o turismo.

Não é por acaso que por suas andanças pelas cidades ribeirinhas, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, cantou em verso e prosa a cidade na música “Propriá”. Os compositores Herbert Vianna e João Barone eternizaram a cidade em “Mormaço”, entre outros sucessos da música, literatura e história.

A cidade de 215 anos, contando com 29.600 habitantes, resguarda o passado em casarios coloniais localizados no largo da Catedral Diocesana e lá começa o passeio pelos principais pontos a serem visitados, a exemplo da orlinha principal da cidade, contando com a brisa do “Velho Chico”. Com certeza o visitante irá se apaixonar pelo colorido das roupas das centenárias lavadeiras, sempre dispostas a contar uma lenda sobre a região. Contemplar o pôr do sol do interior sergipano, principalmente quando estar à beira do rio São Francisco é um passeio enriquecedor para quem quer curtir história, natureza e relaxamento.

Denominada de Princesa do Baixo São Francisco, a feira livre de Propriá acontece aos sábados na avenida Tavares de Lyra e é um dos atrativos por nela representar o cotidiano dos ribeirinhos através dos costumes diários. Pertinho dali, não deixe de observar o viaduto central professor Antônio Fernando Campos, um marco da arquitetura do interior de Sergipe erguido na década de 30. A cidade é uma agradável surpresa para quem gosta do ar do interior, num misto de sertão com cidade ribeirinha, cheia de atrativos a descobrir.

* Prefeitura Municipal de Propriá-79 3322-1433 

COMO CHEGAR

Attraction category big 9a3b5387bf334726

Propriá fica à margem da BR 101, na divisa com Alagoas e à beira do rio São Francisco. De carro, saindo da capital e seguindo pela BR 101, sentido Alagoas. Não tem como errar, porém na rodovia há trechos em obras, que exigem mais atenção.  Pode-se seguir também pela ponte João Alves no sentido Litoral Note - Pirambu. Logo após, passa-se pela cidade de Japaratuba e chega-se a BR 101.

Há transportes partindo do centro da capital durante todo o dia, mas, se preferir, também há topics da Cooperativa de Transporte Alternativo de Sergipe e empresas de ônibus, que possuem linhas para a região do Baixo São Francisco.

Silvio Oliveira
Especialista em Gestão da Comunicação
Blog Tô no Mundo/ Infonet
www.infonet.com.br/blogs/silviooliveira
www.facebook.com.br/tonomundo
Assessor de Comunicação Laboratório Georioemar/UFS
 

Anunciantes