Cover city 381d6bc1f6252539

SANTANA DO SÃO FRANCISCO

Arte e lazer estão presentes em Santana do São Francisco. Localizada a pouco mais de 120 km de Aracaju, a cidade, que era conhecida como Carrapicho, possui pouco mais de 6.500 habitantes (IBGE 2009) em que 120 deles faz do barro a matéria-prima para esculpir imagens, peças figurativas, utensílios domésticos e vasos decorativos.

O comércio local gira em torno da cerâmica. Em cada esquina são diversas variedades de utensílios e esculturas expostas nas calçadas das casas, secando ao sol. Em cada fabriqueta ou ateliê, o artesão produz mais de 40 mil peças por mês fazendo da cidade um verdadeiro centro de exportação de peças figurativas, panelas de barro e filtros de água.

Por ficar às margens do rio São Francisco, a cidade também desponta como atrativo turístico para quem gosta de lazer em contato com a natureza. As canoas to-to-tó e as seculares lavadeiras conferem um desenho bucólico à beira-rio. Os cânticos são entoados e cada uma delas sabe uma lenda diferente sobre o Velho Chico. Como se pode perceber Santana do São Francisco é cultura e lazer.

0a7693d19cffd596