André Dantas

Na cidade de Barra dos Coqueiros, cercada por um litoral de águas mornas e grande beleza, é notória sua vocação para o turismo de lazer e de negócios, com o aporte de bons empreendimentos. Localizada a 800 metros da capital, no território denominado de Grande Aracaju, a Ilha de Santa Luzia, como outrora ficou conhecida, possui uma população de cerca de 30.407 mil hab (Censo IBGE 2019). Pequena e aconchegante, a cidade guarda o bucolismo de tempos remotos, mas abre espaço para a modernidade já percebida em sua entrada com a travessia da ponte Construtor João Alves, local que nos permite apreciar uma bela vista do Rio Sergipe – rio que separa as duas cidades.

Suas belas praias são um convite à contemplação e ao descanso: Praia da Costa, Atalaia Nova e Jatobá. Nelas, é possível desfrutar, em bares rústicos, iguarias como a moqueca de robalo, o peixe frito e o camarão. Ou ainda saborear petiscos como pilombeta, pequenos peixes de água doce, e pastéis de caranguejo e de aratu.

Informações: Secretária de Turismo da Barra dos Coqueiros. Fone: (79) 3025-8147


Culinária

Foto por: Mirante Restaurante

Nos últimos anos, com a expansão imobiliária na região, aportaram nos povoados Capuã e Touro por bons estabelecimentos com gastronomia que varia entre pratos regionais, como a galinha de capoeira com pirão, os ensopados de mariscos, moquecas, catados e fritadas. O carro-chefe, no entanto, é o caranguejo quebrado com martelo apropriado, típico em Sergipe.