Arthur Leite

Quarta cidade a ser povoada no país após Salvador, João Pessoa e Rio de Janeiro, detentora de uma praça com o título de Patrimônio da Humanidade atribuído pela Unesco, São Cristóvão foi a primeira capital de Sergipe, e seu invejável conjunto arquitetônico dista a poucos 18km da capital, no território da Grande Aracaju. O visitante percorrerá ruas de pedras entre casarios, igrejas seculares, conhecerá a tradição do fabrico das queijadas, além de um rico e valioso acervo de arte sacra. Com uma população estimada de 90.072 pessoas (Estimativa IBGE 2019), fundada por Cristóvão de Barros em 1º de janeiro de 1590, desenvolveu-se segundo o modelo urbano português em dois planos: Cidade Baixa e Cidade Alta. A Cidade Alta reserva aos seus visitantes um grande produto turístico de riquezas culturais, arquitetônicas e históricas. Na Cidade Baixa, temos as tradições locais, com feira livre e culinária típica, oferecendo excelente opção turística.

Informações: Fundação de Cultura e Turismo - FUNDAC

Fone:(79) 99680-6580


Conjunto Arquitetônico do Carmo

Foto por: Setur

Na Praça Senhor dos Passos está instalado o Conjunto Arquitetônico do Carmo, uma construção do início do século XVIII que compreende o Convento do Carmo, a Igreja Conventual (Carmo Maior) e a Igreja da Ordem Terceira (Carmo Pequeno) que abriga o Museu dos Ex-Votos.A Igreja do Carmo Maior foi fundada em 16 de julho de 1739 e sua construção tem estilo barroco. 

Igreja do Amparo

Foto por: Igor Graccho

A Igreja Nossa Senhora do Amparo possui importantes imagens, dentre elas, Nossa Senhora do Bom Sucesso, Nosso Senhor Jesus Cristo, e Nossa Senhora do Amparo.

Está situada à Rua Messias Prado, antiga Rua das Flores, e pode ser visitada de terça a sábado das 10h às 16 h e domingo da 9h às 13h. .

Igreja do Rosário dos Homens Pretos

Foto por: Josué Chistopher

Datada do século XVIII, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, foi construída pelos Jesuítas em estilo Barroco e é mais uma relíquia do Conjunto Arquitetônico de São Cristóvão tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Dentre o acervo de imagens, destacam-se a de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Nosso Senhor Jesus Cristo.

Localiza-se à Rua do Rosário e encontra-se aberta para visitação, de terça a sábado das 10h às 16 h e domingo da 9h às 13h. 

Igreja e Convento São Francisco

Foto por: Arthur Leite

A Igreja e Convento São Francisco é um dos monumentos de maior relevância histórica do Estado de Sergipe. Fundado em 1693, o antigo Convento Santa Cruz foi construído pelos frades franciscanos no século XVII. Porém, em 1867 o prédio sofreu um incêndio, época que serviu de quartel para o batalhão que combateu a tropa de Antônio Conselheiro, durante a Guerra de Canudos. Anexo encontra-se o Museu de Arte Sacra, também na Praça São Francisco.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória

Foto por: Marx Dantas

Datada do início do século XVII, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória mais antigo monumento de que se tem notícia na cidade, que trazia na fachada as armas dos reis da Espanha, já que foi construída na época da União Ibérica. É importante o turista saber que durante a invasão holandesa a igreja foi incendiada e que foi reconstruída mais de uma vez, mas até hoje preserva as imagens de Nossa Senhora da Vitória, de São Cristóvão e de Nossa Senhora da Conceição. Um detalhe que chama bastante a atenção dos visitantes é o altar de madeira, totalmente esculpido com a ponta de canivete.  Praça Getúlio Vargas - Praça da Matriz, s/n. As missas acontecem todas as terças-feiras às 19 horas.

Memorial Irmã Dulce

A sala do Memorial de Irmã Dulce está localizada no Convento do Carmo. O espaço foi inaugurado no dia 04 de abril de 2009 e resgata mais um aspecto da trajetória de Irmã Dulce, que chegou ao Convento do Carmo em 1933 e permaneceu por um ano e sete meses. O local fica de terça a domingo.

Museu de Arte Sacra

Foto por: Divulgação

O Museu ocupa a ala da Ordem Terceira de São Francisco, parte integrante do Convento de Santa Cruz, conhecido como Convento São Francisco - construção do século XVIII que integra o conjunto urbanístico e paisagístico da Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade.

Foi criado em abril de 1974 pelo então arcebispo de Aracaju, Dom Luciano José Cabral Duarte. Seu acervo se constitui dos bens móveis e integrados à capela e de bens da cultura material católica sergipana, oriundos das igrejas e das capelas dos engenhos.

Horário de Funcionamento: Terça-feira a sábado das 9h30 às 16h30 - Domingos e feriados das 10h às 16h

Museu dos Ex-Votos

Foto por: Igor Graccho

Com mais de 266 anos e acervo composto de peças que representam graças alcançadas por fiéis, o Museu dos Ex-Votos está instalado em anexo à Igreja do Carmo Pequeno e demais monumentos que compõem o Complexo do Carmo.

O visitante pode conferir o compromisso dos fiéis à suas promessas, ao contemplar o acervo composto por diversos objetos que utilizam madeira, barro, gesso e tecidos em seu fabrico, além de fotografias, que cumprem o pagamento de promessas. O Museu está aberto de terça a sábado das 10h às 16 h e domingo da 9h às 13h.

Maiores informações, através do telefone: (79) 3261-1605.

Museu Histórico de Sergipe

Foto por: Josué Chistopher

Em 1960, no dia 5 de março, foi inaugurado o Museu Histórico de Sergipe (MHS), em São Cristóvão. O intuito de sua criação seria de resguardar a memória e identidade do povo sergipano, representado nos bens móveis e imóveis que compõem o acervo. De acordo com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o primeiro registro de reforma foi em 1826, século XIX.  O local que já foi uma cadeia, hospital e escola, celebra em 2020 os seus 60 anos.

Horário de Funcionamento: Terça-feira a sábado das 10h às 16h -Domingos e feriados das 9h às 13h

Maiores informações, através do telefone: (79) 3261-1435.

Praça da Matriz

Foto por: Igor Graccho

Na Praça Getúlio Vargas, conhecida como Praça da Matriz, encontram-se importantes prédios históricos como a Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória, que apresenta grande riqueza arquitetônica; a Casa Paroquial e o Sobrado do Balcão Corrido, ambos instalados em prédios que datam do século XIX; além da sede do Poder Municipal.

Sobrado do Balcão Corrido

Foto por: Divulgação

Construção com estilo Colonial e forte influência mourisca, datada do século XIX, o Sobrado do Balcão Corrido é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Seu balcão é guarnecido por madeira esculpida e decoração em volutas.

Localizado à da Praça da Matriz, o Balcão Corrido acomoda no térreo a Sede da Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico Cultural - SUBPAC, e no andar superior a Fundação de Cultura e Turismo "João Bebe Água".