Comunicação Sesc (Fábio São José)


 *Por Marina Fontinele

 

Reflexões sobre violência, guerra, desastres e outros clamores inspiram a exposição Silêncios Gritados, da artista plástica, Márcia Guimarães, que entrou em cartaz na Galeria de Arte Sesc Cícero Alves Santos - Veio na última quinta-feira, 28 de julho.
“Silêncios Gritados fala de dores universais e atemporais. Então, refletir sobre essas situações e problemáticas é muito importante. A todo tempo a gente precisa estar revisitando essas dores e clamores”, ressaltou o curador da exposição, José Rodrigues Júnior.
O processo criativo da artista surge de situações cotidianas e recebe influências surrealistas e expressionistas. As esculturas em cimento marcam a estreia da artista em obras tridimensionais. Ela também executa as técnicas de pintura em acrílico, aquarela, serigrafia e colagem.


“Eu vou captando tudo que está acontecendo, um olhar, um sorriso, uma catástrofe, palavras. Tudo vai se juntando e formando um quadro na minha cabeça e eu rabisco e dali já sai um trabalho que vai germinando até eu ‘parir esse filho’. Minha intenção é colocar o dedo na ferida, na alma de cada pessoa que olhar. Eu quero que a pessoa sinta alguma coisa, não para chocar. Eu quero que reflita, como eu digo, uma reflexão poética e me passem um feedback. Eu adoro isso!”, revelou a artista plástica, Márcia Guimarães.

Arte e cultura
“São obras instigantes, com uma criticidade bem aguçada, que nos mostram um mundo de outra forma. A arte conversa com a gente, com as nossas percepções e emoções e o Sesc está cumprindo o seu papel, sua missão, quando a galeria abre as portas para atender o artista, seja ele novo, antigo ou contemporâneo”, destacou a diretora regional do Sesc, Aparecida Farias.


Silêncios Gritados é a quarta exposição que a Galeria de Arte Sesc recebe. O espaço plural incentiva a produção cultural e aproxima o público do universo das artes em suas mais variadas apresentações.
“O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, particularmente na Galeria de Arte Sesc, busca a todo momento levar o público a sensibilidade, a arte, que é o objetivo desta galeria. E agora, com Márcia Guimarães, a exposição mostra a violência e a paz ao mesmo tempo, os prós e contras da vida humana e isso é muito bonito. Convido a todos para que possam vir participar e perceber o quanto é importante uma exposição dessa!”, frisou o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade.


Os visitantes da exposição podem acompanhar registros do processo criativo, basta direcionar a câmera do celular para o QR Code das esculturas para ser encaminhado às imagens que inspiraram as obras.
A exposição poderá ser vista até o dia 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h30. O acesso é gratuito!


A Galeria de Arte Sesc fica na Avenida Senador Rollemberg, 77, no Bairro São José, em Aracaju. No local, também funciona a cafeteria Café com Arte, onde você poderá experimentar as delícias do cardápio variado enquanto aprecia as obras de arte!

Fonte: Comunicação Sesc

Fotos: Fábio São José