Evento no litoral norte sergipano promete aquecer o turismo, estimulando os segmentos turísticos e a economia local
 

No litoral norte de Sergipe, o município de Pacatuba será palco do Verão Sergipe 2026, entre os dias 20 e 22 de fevereiro, de sexta-feira a domingo. A programação do evento que agrega música, cultura e lazer continua logo após o período carnavalesco, tendo como estratégia manter o fluxo de visitantes na região e prolongar o impacto positivo da alta estação. A iniciativa promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), em parceria com a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e as secretarias estaduais do Turismo (Setur), do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e de Esporte e Lazer (Seel), reforça o potencial turístico do município, conhecido pelas belezas naturais e pelo clima acolhedor, características que se destacam especialmente durante o verão.

Pacatuba se destaca por atrativos incríveis, como o Pantanal Sergipano / Foto: Max Carlos/Setur
 
A secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, destacou a importância de levar o Verão Sergipe para o município de Pacatuba, no litoral norte do estado, como estratégia de valorização e fortalecimento da região. “Realizar o Verão Sergipe em Pacatuba é uma decisão estratégica. Estamos falando de um destino com enorme potencial turístico, que reúne belezas naturais únicas, como praias preservadas, dunas, rios e uma rica biodiversidade, além de uma cultura autêntica e acolhedora. O litoral norte de Sergipe tem muito a oferecer, e o nosso objetivo é justamente impulsionar essa região, promovendo desenvolvimento, geração de emprego e renda para a população local”, avaliou.
 
A secretária ressaltou, ainda, que o evento vai além da programação cultural e de entretenimento. “O Verão Sergipe contribui para o fomento ao turismo. Ele movimenta a cadeia produtiva, fortalece o comércio, a rede hoteleira, a gastronomia e os serviços turísticos. Ao sediar o Pacatuba, o governo reforça o compromisso com a interiorização do turismo e com a promoção dos destinos sergipanos, mostrando que o estado é diverso, acolhedor e cheio de experiências para todos os públicos”, salientou.
 
Expectativas do setor hoteleiro
 
No setor hoteleiro, as expectativas são positivas. Administradora de um hotel na cidade há quatro anos, Acácia Maria Brandão já percebe os efeitos positivos do Verão Sergipe no litoral norte do Estado. Segundo ela, o evento representa um marco para o fortalecimento do turismo e para o crescimento da procura por serviços na região. “O Verão Sergipe é de grande importância, pois é uma oportunidade para a nossa região ser mais conhecida por todos. Portanto, o evento representa um marco no turismo do litoral norte de Sergipe, onde observamos o aumento na procura de hospedagens, de passeios, artesanato e alimentação”, afirmou.

Acácia Brandão destacou, ainda, que, após o anúncio da programação, o evento provocou impacto imediato em todos os empreendimentos locais, pois a procura nos hotéis e pousadas cresceu bastante, assim como por aluguel de casas e outras formas de hospedagem. “Além disso, ela também acrescenta que o aumento no fluxo de visitantes e de turistas amplia a visibilidade do município e exige reforço nas equipes para atender à demanda, gerando, assim, empregos temporários”, explicou.

Para ela, o evento contribui diretamente para a promoção dos atrativos de Pacatuba e estimula os visitantes a explorarem a região. “Durante o Verão Sergipe, cresce a procura por passeios na região e o número de turistas, que, além de curtirem a programação musical, aproveitam para conhecer os atrativos locais. O evento é responsável pelo aquecimento do turismo de uma forma geral no litoral norte do estado”, declarou.


 
Gerente de uma pousada no município, Rosielma Lisboa Moura também afirmou acreditar na alta ocupação durante os três dias do evento. Ela revelou que a pousada já conta com uma equipe fixa, mas, durante o Verão Sergipe, quando o fluxo de visitantes aumenta significativamente na região, é necessário reforçar o quadro com profissionais temporários. “Nesse período de verão, quando ocorre o evento aqui na nossa região, trazemos alguns trabalhadores temporários para nos ajudar com o atendimento e o acolhimento, garantindo uma melhor qualidade de serviço para o nosso cliente”, explicou.
 
Rosielma Moura também enfatizou que a gastronomia é um dos diferenciais em Pacatuba, com valorização dos sabores regionais e ingredientes frescos. “Nossa pousada, por exemplo, oferece um cardápio com bastante opções de pratos locais, como moqueca de peixe e de camarão, pastelzinho de aratu, ostra fresca e arroz de frutos do mar, entre outros. Em relação aos drinques, temos um cardápio com diversas opções que utilizam frutas da época, como seriguela, manga e frutas tropicais, como maracujá e abacaxi”, ressaltou a gerente.
 
Pacatuba que encanta
 
Pacatuba se destaca não somente pela programação de shows e atividades de lazer no Verão Sergipe, mas, também, pelas belezas naturais que encantam quem busca um passeio diurno. Assim, a cidade oferece cenários imperdíveis, como a Boca da Barra, o Pantanal Sergipano e Ponta dos Mangues, locais perfeitos para contemplação, passeios e que rendem fotos incríveis. Para completar a experiência, a gastronomia local, com pratos típicos e sabores únicos, convida visitantes e turistas a provarem o melhor da culinária da região. Assim, é possível aproveitar o dia explorando paisagens naturais, curtir atividades de lazer e, ao cair da noite, mergulhar na energia dos shows, tornando Pacatuba um destino completo de diversão.

Gastronomia tem cardápio com deliciosas opções de pratos locais à base de frutos do mar, como o camarão / Foto: Marcos Pako/Setur

Verão Sergipe 2026

O Verão Sergipe é um evento realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com apoio do Governo Federal e Energisa, e patrocínio do Banese Card, Iguá Sergipe e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que leva à capital e ao interior do estado uma programação cultural e de estímulo à prática esportiva, fomentando o turismo, o desenvolvimento econômico e a geração de renda.

Programação*
 
Shows

Sexta – 20/02/2026
21h – Maraísa
23h – Psirico
01h – Devinho Novaes
03h – Luiz Ferraz
 
Sábado – 21/02/2026
21h – Cartel de Bali
23h – Maneva
1h – Mikael Santos
3h – Ittauan

*Programação sujeita a alteração
 
Esportes

Sábado – 21/02/2026
8h – 13h: beach soccer feminino
13h – 17h: beach soccer masculino
8h – 16h: vôlei de praia dupla (mas/fem)
8h – 16h: mesabol – aberto para a população
8h – 16h: frescobol – aberto para a população
15h – 15h30: apresentação do grupo capoeira 'Grupo Mandigueiro de Capoeira'
15h30 – 16h: apresentação do grupo capoeira 'Grupo Unidos nas Tartarugas'
 
Domingo – 22/02/2026
6h30 – 10h: aquathlon
7h – 9h: Corrida 5 km
7h – 10h: águas abertas
9h – 13h: frescobol – aberto para a população
9h – 13h: beach soccer masculino
9h – 13h: futevôlei
9h – 11h: banho assistido – Projeto Estrelas do Mar/Seasic
9h – 13h: mesabol – aberto para a população
9h – 15h: finais beach soccer (mas/fem)

 

Fonte e fotos : Ascom Setur/SE