Foto por: @will_drone06

Itaporanga d’Ajuda é o destino certo para o turista que gosta de curtir regiões litorâneas e história do povoamento jesuítico no Nordeste. Com 30.419 mil hab (Censo IBGE 2020), o município está localizado a 31km da capital, localizado no território da Grande Aracaju, oferecendo aos seus visitantes pontos turísticos, como a Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda, o mar da praia da Caueira e a fazenda Tejupeba, uma construção em área particular, mas de forte apelo histórico e turístico. O município também pertence à Rota dos Engenhos de Sergipe, através da qual disponibiliza a quem a visita, centenárias construções na zona rural (ver Santa Luzia do Itanhi)

Itaporanga também é polo industrial, por ser de fácil escoamento de cargas pela BR 101, mas, turisticamente, o litoral de Itaporanga d’Ajuda e remanescentes de engenhos fazem da região uma agradável surpresa. Recentemente também tem surgindo roteiros por braços de mangues e ilhotas, juntamente com o município vizinho, São Cristóvão. Com o aporte de um complexo náutico particular em uma das ilhas, Itaporanga desponta para o turismo náutico e de eventos.


Divulgação

A mangaba é um fruto bastante presente nos 165km de extensão do litoral de Sergipe, sendo o estado o principal produtor brasileiro. A frutinha de gosto doce, marcante e viscosa é encontrada de forma natural, também é utilizada para fazer licores, doces, sorvetes, biscoitos, balas e geleias. Atualmente, o projeto Catadoras de Mangaba tem sido um grande incentivador do fruto como potencial econômico para comunidades, principalmente, na região do litoral Sul.