Foto por: Neu Fontes

Nossa Senhora do Socorro está localizado no território da Grande Aracaju, a poucos 13km da capital sergipana, é a segunda maior cidade do Estado em população, em eleitores e economicamente, com uma população de 160.827 hab (Censo IBGE 2020). A cidade possui atrativos turísticos importantes, como a secular Igreja Matriz, rica em manifestações culturais, além de belezas naturais, a exemplo das prainhas do Porto Grande e do São Braz e da Floresta Nacional do Ibura. As iguarias culinárias também são destaques, atraindo visitantes para apreciar os famosos camarões do povoado Calumbi, além de ser entrecortado por braços do rio Sergipe, aptos a serem descobertos turisticamente, em suas belas paisagens.

A história de Socorro vem desde o início do século XVIII, quando era apenas um povoado, guardado em sua fé pela Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Tomar da Cotinguiba. À época, pertencia ao município de Santo Amaro. Passou depois a fazer parte do território de Laranjeiras, alcançando, em seguida, a sua independência para voltar a ser povoado, dessa vez da recém-criada Aracaju.

Somente em 14 de março de 1868 o distrito alcançou a sua independência definitiva, transformando-se em Município. O curioso é que, apesar de o Poder Executivo estar concentrado na Sede, é nos conjuntos habitacionais, que se localizam próximos à capital, que mora a maior parte da população.

A partir da década de 80, Socorro vem sofrendo alterações urbanísticas devido aos empreendimentos imobiliários que se concentraram nos diversos conjuntos, bairros e povoados, deixando, inclusive, de ser uma cidade dormitório. Isso se deve à chegada de várias indústrias, lojas, e ao shopping, instalado no bairro Marcos Freire I.