
Inaugurada nesta quarta-feira (26), a exposição “A graça e o sofrimento do Nazareno” está disponível para visitação na Casa das Culturas Populares, em uma iniciativa da Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur). A mostra apresenta elementos que simbolizam a tradicional Romaria de Senhor dos Passos, como os ex-votos, imagem de Senhor dos Passos, fotografias com os momentos da celebração religiosa, dentre outros.
De acordo com Milena Almeida, coordenadora de Patrimônio Imaterial da Fumctur, a exposição foi concebida com o objetivo de proporcionar ao público a oportunidade de enxergar outros elementos simbólicos envolvidos na celebração do Senhor dos Passos. Segundo ela, embora o foco principal costume ser o momento do Encontro Doloroso, a celebração vai muito além disso, sendo construída por uma rede de significados e por pessoas que, juntas, dão forma a essa narrativa.
“A exposição foi organizada justamente para ampliar a compreensão sobre essas simbologias e sensibilizar mais pessoas quanto à importância dessa manifestação. Além disso, reforça o valor de outras expressões populares que envolvem e mobilizam a comunidade”, afirmou a coordenadora.
Laís Santos, coordenadora da Galeria Vesta Viana e, à direita, Milena Almeida, oordenadora de Patrimônio Imaterial da Fumctur
A expografia apresenta sete imagens pintadas pelo artista Ricardo Lins, reproduzidas a partir de quadros utilizados na procissão, imagens que já existiam e podem ser encontradas no Museu de Arte Sacra, demonstra a capacidade de adaptação do patrimônio imaterial, que não se restringe aos aspectos físicos, mas se mantém vivo por meio da mensagem que transmite. Cada uma dessas obras representa um momento do martírio de Jesus, destacando a trajetória do Senhor dos Passos. Essa caminhada representa a necessidade de superação dos desafios que encontramos ao longo da vida.
Além das imagens, a exposição traz elementos relacionados aos ex-votos, que representam as graças alcançadas pelos fiéis. Esses objetos, esculturas das partes do corpo dos devotos, ilustram as curas físicas e espirituais, como uma materialização das promessas feitas por eles.
As obras serão expostas ao público até o dia 04 de maio, na Casa das Culturas Populares, que fica localizada na Praça São Francisco, no Centro Histórico de São Cristóvão. A entrada é gratuita e o espaço está aberto a visitas de terça a domingo, das 9h às 17h.
A Romaria
A romaria do Senhor dos Passos é uma dos eventos religiosos mais intensos e emocionantes do Brasil, sendo tradição em na cidade histórica São Cristóvão, que é referência nacional na promoção da romaria. Trazida ao país pelos Frades Carmelitas no século XVII, a devoção aos Passos da Paixão de Cristo se consolidou como um momento de penitência e preparação para a Páscoa. Na Cidade Mãe de Sergipe, fundada em 1590, essa festividade se fortaleceu entre os séculos XVIII e XIX, tornando-se uma das maiores manifestações populares do país e reunindo anualmente milhares de fiéis, romeiros e visitantes. Neste ano, o evento acontece de 14 a 16 de março.
Foto - Heitor Xavier
O ponto alto da celebração é a procissão, que refaz o caminho da Via Sacra com paradas que evocam os momentos do sofrimento de Cristo. A imagem do Nazareno, conduzida em um andor ricamente ornamentado, segue em cortejo ao som de cânticos e orações, criando uma atmosfera de grande devoção. Reconhecendo sua relevância religiosa, cultural e histórica, em 2015 a Procissão de Passos foi declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Sergipe.
Mais do que um evento religioso, a festividade em São Cristóvão fortalece os laços comunitários e preserva tradições que atravessam gerações. É um momento de encontro e renovação da fé, em que a devoção se expressa de forma autêntica e vibrante. Além dos fiéis, a celebração atrai diversos visitantes, tornando-se uma das mais marcantes expressões culturais do Nordeste.
Foto - Heitor Xavier
Fonte: Prefeitura de São Cristóvão
Publicado por
Clara Dias
Fotos por
Dani Santos