5ª edição da Expo Verão, realizada na Orla da Atalaia, é um dos atrativos da alta estação no estado, com visitação que se intensifica, em especial, nos fins de semana
A 5ª edição da Expo Verão, realizada com apoio do Governo de Sergipe, registra grande visitação na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju. Iniciado desde o dia 9 de janeiro, o evento que segue até o dia 25 tem atraído milhares de moradores da capital e do interior sergipano, assim como turistas, especialmente nos fins de semana, confirmando o sucesso da iniciativa. Desse modo, tem se consolidado como um dos principais eventos do verão em Sergipe.
A secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, destacou a importância da feira para a alta temporada. Ela enfatiza que o crescimento no número de visitantes reflete diretamente no fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento ao beneficiar, em particular, os pequenos e microempreendedores que expõem no evento, aquecendo, assim, a economia local.

“A Expo Verão é uma vitrine dos atrativos do nosso estado, como a nossa cultura e a gastronomia. É gratificante vivenciarmos esse momento positivo diante do crescente número de visitantes na feira, especialmente nos finais de semana. Trata-se de um evento que já faz parte do calendário turístico sergipano e que contribui para ampliar o entretenimento dos turistas que já estão aqui e que se encantam ainda mais ao se depararem com nossa diversidade. Isso contribui diretamente para o fortalecimento da nossa economia”, afirmou.

Com uma programação diversificada, a Expo Verão 2025 reúne expositores dos segmentos de artesanato, gastronomia, moda, economia criativa e produtos regionais, além de apresentações culturais que valorizam a identidade sergipana. Assim, o evento combina lazer, cultura e negócios na Orla da Atalaia, um dos cartões-postais mais visitados do estado.
Visitantes aprovam
Entre os visitantes, a avaliação é ainda mais positiva. Que o diga a turista Karen Abe, engenheira eletricista de São Paulo, que está em Sergipe pela segunda vez, mas, agora, acompanhada da família: os pais Mitsuyo e Mituyoshi, o marido Gilberto e os filhos Enzo e Mari. Embora já conhecesse o estado, ela é estreante na Expo Verão, evento que, confessa, a surpreendeu positivamente. “É a primeira vez que nós viemos a este espaço, e estou achando bastante interessante, com muitas opções de tudo: música, entretenimento, comida e artesanato”, comentou.

Karen Abe destacou, ainda, que percebeu avanços significativos no desenvolvimento do estado em relação à visita anterior. “Da outra vez, senti falta de mais pontos turísticos e de um maior desenvolvimento da cidade. Agora, noto melhorias não só no turismo, mas, também, em áreas como segurança, edifícios, condomínios e na estrutura em geral”, avaliou.

De Sergipe, a comerciante Maria Aldenice Santos também ressaltou a importância da Expo Verão, promovida pela Êxito Eventos, da qual participou no ano passado e que, nesta nova edição, foi apenas como visitante. “A Expo Verão é muito legal, tem muito turista. Esse evento chama visitantes para o estado e ajuda a melhorar a economia”, afirmou. Segundo ela, a continuidade e a inovação do evento são fundamentais. “Acho que deve continuar sempre, inovando, inclusive com esses parquinhos para as crianças. A gente traz os filhos, eles gostam, e isso faz diferença”, completou.
Boas vendas

Para os expositores, o aumento no número de visitantes na feira tem se refletido em bons resultados nas vendas. É o que afirma a artesã Estela Santos, de Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju, que trabalha com artigos como imagens sacras, macropeças decorativas, além de vestuário e acessórios. Ela revela que, durante a semana, o movimento é muito bom, mas é no fim de semana, quando o público aumenta substancialmente, que fica ainda melhor. “É um movimento muito positivo. Estou satisfeita e feliz por ter a oportunidade de expor minhas peças e minha arte, além de demonstrar o artesanato sergipano e mostrar às pessoas que temos peças de qualidade, bonitas e que atendem a todos os públicos”, destacou.

A expositora Ana Alice Moreira, de Itaporanga d'Ajuda, na Grande Aracaju, também comemora o desempenho obtido na feira. Participando pela primeira vez do evento, ela apresenta a marca Delícias D’Lea, especializada em licor artesanal, que está prestes a completar um ano de atuação formal no mercado e tem raízes familiares. “Trabalhamos com licor artesanal, algo que aprendi com minha avó e que vem passando por várias gerações da família. Hoje, temos mais de 14 sabores e produzimos durante o ano inteiro, não apenas no período junino”, explicou.
Sobre a experiência na Expo Verão, ela avaliou de forma positiva. “Está sendo excelente, uma verdadeira caixinha de surpresas. Cada dia é diferente, e não só nos fins de semana. Em alguns dias da semana, como nas segundas-feiras, percebemos uma movimentação maior de turistas. O público está adorando o licor, consumindo e levando os produtos. Só tenho a agradecer e espero voltar no próximo ano para dar um novo feedback”, declarou.
Fonte e fotos: Ascom Setur/SE
