A Procissão do Fogaréu, um dos mais importantes eventos religiosos de Sergipe, vai  acontecer em São Cristóvão no dia 17 de abril, data que marca a Quinta-feira Santa. O evento que vai contar com a participação de mais de 200 homens é realizado de forma independente por uma comissão conhecida como G12, e conta com o apoio da Prefeitura de São Cristóvão que fornece apoio logístico, estrutura e divulgação.

Na última sexta-feira (21), representantes da Prefeitura se reuniram com integrantes do G12 para alinhar os detalhes da estrutura do evento. Durante o encontro, a presidenta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Paola Santana, ressaltou a importância da Procissão do Fogaréu no Calendário Turístico e Cultural do município, destacando o impacto positivo que o evento tem no turismo religioso e na movimentação econômica da cidade.

Reunião ocorreu na última sexta-feira

“A Procissão do Fogaréu, assim como outros grandes eventos como a Romaria de Senhor dos Passos e os Tapetes de Corpus Christi, vai além do aspecto religioso. Ela fortalece a economia local, atraindo turistas de diversas partes de Sergipe e do Brasil, que vêm para vivenciar nossas tradições e consumir nossos produtos. Isso gera renda e movimenta o comércio local, por isso, a Prefeitura garante o apoio mais um ano para que o evento seja realizado e a tradição seja mantida”, afirmou Paola Santana.

Anthony Couto, vice-presidente do G12, explicou que os ensaios para a encenação deste ano começaram ainda em novembro de 2024. De acordo com ele, cerca de 80 pessoas participam da encenação, que recria a Paixão de Cristo, enquanto mais de 200 integram a procissão, carregando as tochas que iluminam o Centro Histórico de São Cristóvão. Ele ressaltou a importância do apoio da Prefeitura para realização do evento. “Este apoio da Prefeitura é essencial. Sem ele, seria impossível realizar o evento. Este ano, teremos a encenação completa da Paixão de Cristo, incluindo a entrada de Jesus em Jerusalém, a Última Ceia, a perseguição e condenação de Jesus, até a crucificação e ressurreição”, destacou o vice-presidente.

Anthony Couto, vice-presidente do G12

O evento

A Procissão do Fogaréu foi trazida pelos franciscanos portugueses e desde o século XVIII faz parte do calendário cultural e religioso do município. O evento tradicionalmente inicia com uma missa celebrada no Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Vitória, na Praça da Matriz. Logo após, a encenação é iniciada na Praça São Francisco, e em seguida, os fiéis percorrem as ruas do Centro Histórico em uma procissão iluminada por tochas (a iluminação pública será desligada durante a procissão nas vias previstas para a passagem do cortejo). 

Foto- Dani Santos

Durante o percurso, que vai passar pelas praças do Carmo e São Francisco, são encenados atos da Paixão de Cristo como a entrada de Jesus em Jerusalém, a Última Ceia, a perseguição a Cristo e a condenação de Jesus.

 

Fonte ; Prefeitura de São Cristóvão

Publicado por
Yago de Andrade Santos
Fotos por
Yago de Andrade Santos