Eventos simultâneos de grande porte captados pelo Governo do Estado acontecerão no final de outubro e reunirão cerca de 2 mil participantes, movimentando a cadeia do turismo
 

O Governo de Sergipe fortalece a cada dia a política de captação de eventos para o estado. Destaque para dois grandes eventos da área científica captados por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur): o 33º Congresso Brasileiro de Microbiologia (CBM 2025) e o 1º Food Micro Latino, que acontecerão entre os dias 25 e 28 de outubro deste ano, no Centro de Convenções AM Malls, Aracaju. Com o apoio da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e a Sergipe Destination (SD), os eventos simultâneos têm expectativa de reunir cerca de 2 mil participantes, entre pesquisadores, estudantes e representantes de instituições do Brasil e do exterior. Deste modo, movimentarão a cadeia produtiva do turismo sergipano. 

Equipe da organização dos congressos fizeram visita técnica no Centro de Convenções AM Malls / Foto: Kemily Abreu/Emsetur

Organizado pela Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM), o CBM 2025 terá como tema central ‘A Microbiologia no Contexto das Mudanças Climáticas e da Inteligência Artificial’. Já o 1º Food Micro Latino, que terá como foco a sustentabilidade e a segurança alimentar, destacando a importância da microbiologia de alimentos diante dos desafios globais, acontecerá pela primeira vez fora da Europa, sendo realizado em parceria com a International Committee on Food Microbiology and Hygiene (ICFMH) e a Brazilian Association for Food Protection (BRAFP). Os eventos foram apresentados em coletiva de imprensa na última terça-feira, 16, quando também foi realizada uma visita técnica no Centro de Convenções. Na ocasião, foram detalhadas a programação, os temas e a importância científica e econômica dos encontros para o estado. 

A secretária de Estado do Turismo em exercício, Daniela Mesquita, avalia que a realização de dois eventos simultâneos de grande porte, que foram captados pela Setur em setembro de 2024, mostra como o turismo de eventos e negócios vem se consolidando no estado. A programação evidencia os frutos do esforço em investimentos e do trabalho estratégico da gestão estadual por meio da pasta junto aos parceiros Emsetur e Sergipe Destination ao atrair maior quantitativo de potenciais turistas, já que os participantes também aproveitam para conhecer o destino e movimentam a cadeia produtiva do turismo. 

“Sergipe está mais do que preparado para receber eventos grandes como esses. Temos excelente infraestrutura: da hotelaria aos bares e restaurantes, passando por segmentos como comércio e serviços. Sem contar o AM Malls, que tem capacidade para abrigar milhares de pessoas com conforto e comodidade. Acredito que a cada grande evento captado para o estado é ao mesmo tempo uma maneira de colocar Sergipe nas prateleiras mais altas do mercado nacional e, claro, de fomentar nosso turismo e nossa economia”, comenta a secretária. 

O professor Luís Augusto Nero, vice-presidente da SBM e presidente da Associação Brasileira para a Proteção dos Alimentos (BRAFP), por sua vez, destaca a grande expectativa de realizar os congressos em Sergipe. “Estamos com cerca de 2 mil participantes, entre eles, mais de 200 palestrantes, além de apresentações simultâneas em diversas áreas. Estamos confiantes de que o evento será um sucesso e deixará uma marca positiva nos próximos encontros científicos”, acredita. 

Suporte do governo

O presidente da Emsetur, Fabiano Oliveira, por sua vez, salienta a grande satisfação de receber o 33º Congresso Brasileiro de Microbiologia e o 1º Food Micro Latino no estado. “O Governo de Sergipe oferece todo o suporte necessário para a realização desses eventos com excelência. Quem chega a Aracaju se encanta, reflexo da hospitalidade, segurança e tranquilidade do nosso destino. E, assim, estamos fortalecendo continuamente o turismo de eventos, congressos e feiras, aproveitando nossa infraestrutura e ampliando possibilidades. Receber bem é o nosso maior compromisso”, afirma.

Para o diretor de Captação de Eventos da Setur, Hugo Julião, além do impacto econômico, os eventos são muito relevantes do ponto de vista científico, envolvendo a Secretaria da Saúde e a Vigilância Sanitária, a Secretaria da Educação com capacitação de professores e o Sergipetec com startups. “É difícil mensurar tudo, mas dá para ver que traz grandes benefícios para a economia e para a educação do estado, movimentando o segmento de turismo de eventos e negócios”, pontua.

Já a presidente do Sergipe Destination, Rafaella Mamede, declara que receber eventos dessa magnitude é muito especial para o turismo de Sergipe, sobretudo no segmento de negócios. “Esses eventos garantem previsibilidade ao destino, fortalecem a cadeia produtiva e deixam um legado de conhecimento que vai além da realização. Estamos felizes em apoiar cada etapa desse processo e consolidar o estado como referência também no turismo de negócios”, ressalta.  

 

Fonte; Ascom Setur/SE