Foto por: @jhon_lennopradofotografia

Turismo de aventura, ecoturismo e o comércio são os diferencias do município de Itabaiana, distante 46km da capital e com uma população aproximada de 96.837 hab. (Censo IBGE 2020).

A cidade possui características únicas que a tornam uma excelente opção turística. Em seu território está o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, um complexo de serras que abriga grande biodiversidade da flora e da fauna brasileiras e considerado o principal do gênero do estado. É de Itabaiana o título de “Capital Nacional dos Caminhões”, além de ser o “Celeiro Agrícola” de Sergipe e possuir uma diversa e cultural feira livre.

Tendo uma localização privilegiada por ficar no território do Agreste Sergipano e porta de entrada para o Médio Sertão, entre as BR’s 101 e 235, além de estar perto da capital, Itabaiana viu seu comércio prosperar não somente como celeiro agrícola, mas por conta da venda de joias em ouro e pela instalação de fabriquetas de cerâmicas e artigos de casa. Vejamos os principais atrativos para que o turista, a passeio por Sergipe, introduza Itabaiana em seu roteiro.


Festa dos Caminhoneiros

Foto por: Secom Itabaiana

A Festa dos Caminheiros acontece durante a trezena de Santo Antônio, exatamente nos dias 10 a 12 de junho. Caminhoneiros são homenageados com shows, brincadeiras e sorteio de prêmios. A festa é conhecida nacionalmente e concentra caminhoneiros do estado e de outras regiões do país, reunindo também empresas ligadas ao setor na grande Feira do Caminhão. Itabaiana hoje é considerada a Capital Nacional do Caminhão, graças ao projeto de lei idealizado pelo senador sergipano Eduardo Amorim, na oportunidade a presidente da República à época, Dilma Rousseff sancionou a Lei de número 13.044 que concede ao município de Itabaiana o título de ‘Capital Nacional do Caminhão’. A lei entrou em vigor na quinta-feira, 20/11/2014, após publicação no Diário Oficial da União. A lei visa valorizar, simultaneamente, o caminhoneiro, o caminhão e a cidade de Itabaiana.

Projeto Cultural Dia 14 no Loteamento Chiara Lubich

Foto por: Jakson Itnet

Itabaiana é campeã quando o sinônimo é cultura. Todo dia 14 o empresário Edson Passos realiza uma verdadeira manifestação cultural no loteamento Chiara Lubich. Centenas de pessoas acompanham o evento, no qual há muita diversidade, contando com muita música e apresentações culturais. O evento acontece há mais de 3 anos consecutivos no município.

Trezena de Santo Antônio

Foto por: Secom Itabaiana

Padroeiro da cidade, Santo Antônio é louvado no período de 31 de maio a 13 de junho. Em cada uma das noites de trezena, um segmento profissional da cidade é homenageado, quando é celebrada missa com procissão. No Dia de Santo Antônio, 13 de junho, uma multidão de pessoas ocupa as ruas da cidade, em cortejo, mostrando o espírito religioso da gente da terra.