Foto por: @jhon_lennopradofotografia

Turismo de aventura, ecoturismo e o comércio são os diferencias do município de Itabaiana, distante 46km da capital e com uma população aproximada de 96.837 hab. (Censo IBGE 2020).

A cidade possui características únicas que a tornam uma excelente opção turística. Em seu território está o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, um complexo de serras que abriga grande biodiversidade da flora e da fauna brasileiras e considerado o principal do gênero do estado. É de Itabaiana o título de “Capital Nacional dos Caminhões”, além de ser o “Celeiro Agrícola” de Sergipe e possuir uma diversa e cultural feira livre.

Tendo uma localização privilegiada por ficar no território do Agreste Sergipano e porta de entrada para o Médio Sertão, entre as BR’s 101 e 235, além de estar perto da capital, Itabaiana viu seu comércio prosperar não somente como celeiro agrícola, mas por conta da venda de joias em ouro e pela instalação de fabriquetas de cerâmicas e artigos de casa. Vejamos os principais atrativos para que o turista, a passeio por Sergipe, introduza Itabaiana em seu roteiro.


Foto por: Max Carlos

Partindo da capital, Aracaju, segue-se pela BR 235, na saída da cidade e acessa a BR 101. Há poucos metros haverá um entroncamento e faz-se o contorno para a esquerda, retornando para a BR 235. Não tem errada, é só seguir em estrada com bastante curvas, mas em bom estado de conservação. Há possibilidade de ir até a cidade de ônibus de linha ou transporte alternativo, que partem quase que de meia em meia hora da rodoviária velha, no Centro da capital.