Tarcísio Dantas

O município guarda em sua história duas características marcantes: a religiosidade do seu povo e o talento natural dos munícipes para o artesanato, em especial, os bordados. Com uma população estimada em 5.138 hab (Censo IBGE de 2019), e situada a 41km de Aracaju, no território do Leste sergipano, região Agreste, a cidade é considerada pelo seu povo como um “Santuário de Pagamento de Promessas”, graças à devoção a Nossa Senhora Divina Pastora, que atrai mais de 50 mil fiéis à cidade, em tempos de romaria.

Sua vocação para o turismo religioso remonta ao tempo de surgimento da cidade, marcado pela fé cristã. Conta a história que o frei Isidório de Sevilha chegou ao povoado, mais precisamente à comunidade do Alto da Montanha, onde venerava uma imagem da Divina Pastora. A fé se propagou na comunidade do século XVII, na então Capela de São Gonçalo. O povoado, que à época se chamava Ladeira, deu origem à cidade. A imagem de Nossa Senhora Divina Pastora, inspiração do frei,  é considerada pelos moradores como a mais valiosa da cidade.

*Informações:  Prefeitura Municipal de Divina Pastora

Fone:  (79) 3271-1342  


Igreja Nossa Senhora Divina Pastora

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1943 e Símbolo da religiosidade do povo da cidade, a Igreja Nossa Senhora Divina Pastora data do século XVIII e tem em seu frontispício o traço do estilo jesuítico do Nordeste. No seu interior a predominância é Barroco, em sua segunda fase.

O templo detém em seu forro a maior pintura painelística de Sergipe, atribuída ao pintor baiano José Teófilo de Jesus. A originalidade da igreja está no corredor aberto com cinco arcadas ao longo da nave, disposição atribuída ao fato de o templo ter servido de Basílica Votiva de Peregrinação.

Basílica São Francisco de Assis

Construída em local elevado, a Basílica de São Francisco de Assis oferece uma vista panorâmica da cidade, ale disso, tem sido escolhido por grupos religiosos para sede de retiros espirituais.