Foto por: Tarcísio Dantas

Emancipado em quatro de outubro de 1927, o município de Salgado tem uma população de 19. 998 habitantes (Dados IBGE, estimativa 2019) e dista da capital cerca de 53km. A cidade é banhada pelo rio Piauitinga, de grande importância para o Estado.

 Localizado na região Polo das Águas, e no território do Centro-Sul de Sergipe, Salgado possui um considerado potencial turístico. A seu favor contam dois fatos marcantes: estar situado próximo à capital, a apenas 53 quilômetros de Aracaju, com dois acessos:  rodovias BR-101 e SE-214, e possuir possui o status de “Cidade das Águas”, por apresentar uma fonte com altas qualidades medicinais, localizada no Balneário Público de Salgado, importante atrativo turístico de Sergipe.  Foi justamente essa fonte que deu origem ao nome do município. Ao seu redor foi se formando uma povoação que se denominou inicialmente de Pau-Ferro  em virtude dos exemplares dessas madeiras existentes nas mediações. Mais tarde, o nome foi substituído por Salgadinho, por força do gosto característico da água encontrada na fonte de água termal, que possui na sua composição química o cloreto de sódio, o magnésio e outros minerais, deixando seu sabor meio salobro. O nome definitivo veio depois - Salgado.

Informações : Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente - Fone: (79) 3651-1569 


O artesanato é uma das grandes riquezas culturais do município de Salgado. A atividade, que ajuda a movimentar a economia da cidade possui um grande número de artesãos. Eles produzem bordados, crochês, trabalhos com cipó, pintura de tecido e tela, escultura de argila e madeira. Além de aquecer a economia local, o artesanato é uma forma de geração de renda.