Foto por: Prefeitura de Estância

Estância, cidade localizada a poucos 66 km da capital, Aracaju, é considerada a Capital Nacional do Barco de Fogo, Berço da Imprensa Sergipana, cidade cultural e musical. O centro histórico, que resiste ao tempo, proporciona aos visitantes sobrados cobertos por azulejos portugueses, além de uma vila operária e o fabrico dos tradicionais fogos de artifícios, principalmente, o sergipaníssimo barco de fogo. O município ganhou esse nome ainda em tempo de povoamento, no século XVII, quando os seus primeiros colonizadores, notadamente, o mexicano Pedro Homem da Costa, por conta da quantidade de propriedade de criação de gado e dos estancieiros. A sede municipal não fica na zona litorânea, mas localiza-se às margens da BR 101, no território Sul de Sergipe, com uma população estimada em 69.184 habitantes (Dados IBGE 2019) seu primeiro povoamento data de 1621. Seus primeiros passos econômicos seguiram em direção ao cultivo da cana de açúcar e à criação de gado, devido, ao fator geográfico de estar entre cortada pelos rios Piauí e Piauitinga, facilitando sobremaneira as duas atividades. A sede municipal já possui catalogada mais de 46 casarões coloniais, alguns deles no entorno do denominado Paço Municipal. Mas a constante reutilização para lojas comerciais e a ação do tempo, sem restauro, têm descaracterizado o patrimônio histórico da cidade. Entretanto, ainda se constitui num bom destino a ser visto da arquitetura colonial em Sergipe.

 


Foto por: Sandro Stéfano

Ilha da Sogra

Foto por: César Oliveira

É um pedaço do paraíso brasileiro, um banco de areia que, durante o dia, é uma bela ilha deserta (de um lado, o visitante pode tomar banho de rio, em água salobra, e, do outro lado, banhado por mar aberto), ao cair da tarde é coberto pelas águas.

Praia do Saco

Foto por: Alisson Drone

Situada a 41 km de Estância, a praia do Saco proporciona aos visitantes um cenário paradisíaco, ornamentado por belos coqueirais e pelo seu ecossistema preservado.

Praia das Dunas

Foto por: Sandro Stéfano

Situada entre as Praias do Abaís e Saco, possui extensa área de dunas onde se formam belas piscinas naturais temporárias, apreciadas por veranistas e turistas do mundo inteiro.

Praia do Abaís

Foto por: PME

De notável beleza natural, se estende pela costa oceânica por mais de 20 km. Cercada de belas dunas, é também excelente para a pesca.

Complexo Turístico do Bairro Porto D'Areia

Foto por: Secom Estância

Situado em um bairro remanescente de quilombo, o complexo circula a capela de São Pedro, um terreiro de matriz africana, o alto da Conceição com a imagem do Cristo Redentor, além de barracões de fabrico de fogos de artifício.

O local também foi onde nasceu Raimundo Souza Dantas (1923 – 2002), primeiro desembargador negro do Brasil, embaixador do Brasil em Gana e na Argentina. Também onde nasceu Mestre Paulo dos Anjos, importante capoeirista que construiu a história do movimento em Salvador e São Paulo.

Pode-se observar uma vista panorâmica do antigo trapiche, onde funcionava o embarque e desembarque de mercadorias e o comércio de escravos, no século XVIII.