Fonte: Davi Costa

A nomeação Aracaju deriva do topônimo tupi “acayú", que significa “fruto do cajueiro”, mas popularmente ganhou significado de "cajueiro dos papagaios", por ser uma palavra composta de dois elementos: "ará" (papagaio) e "caju’ (fruta). Essa interpretação tem grande vigência, embora existam também outras versões, como “tempo de caju “, ou ‘lugar de caju”.

Fundada em 17 de março de 1855, pelo então presidente da Província de Sergipe Del Rey, Inácio Barbosa, às margens do rio Sergipe, a capital do Estado conta com 657.013 pessoas (Estimativa IBGE 2019) e uma extensão de mais de 35km de praias, entrecortadas por braços de rios, a exemplo do Vaza-Barris, Poxim e Sergipe.

Historicamente, Aracaju ganhou status de capital, após ocorrer a transferência da sede do governo da cidade de São Cristóvão, localizada no interior, para o povoamento litorâneo, visando facilitar o escoamento da produção agrícola, principalmente, a açucareira. De um pequeno povoamento traçado pelo engenheiro Sebastião Pirro, como num tabuleiro de xadrez, a cidade cresceu e continua se desenvolvendo de forma planejada e harmoniosa. Uma capital moderna, tranquila, aconchegante e acolhedora, com clima ameno, brisa constante, um povo hospitaleiro, que gosta de partilhar a cidade com quem aqui chega.

Preparada para o mercado turístico, Aracaju possui belos atrativos naturais: rios, manguezais, praias de águas mornas com areias firmes e planas, perfeitas para caminhadas, corridas e prática de esportes. Entre as capitais do Nordeste, juntamente com João Pessoa se desenvolve, primeiramente, à beira-rio para, depois, debruçar-se com vista para o mar.

A cidade possui uma ótima infraestrutura urbana, com ruas e avenidas arborizadas, transporte coletivo integrado, mais de 40 km de ciclovia, parques, praças, museus, teatros, galerias de arte, casas noturnas, bares, restaurantes, centro de convenções e uma qualificada rede hoteleira.

A culinária sergipana desperta os sentidos com sabores que vêm do sertão, passam pelos rios e chegam ao mar de Aracaju. O destaque é o caranguejo, que tem até uma Passarela com seu nome na Orla de Atalaia, “point” perfeito para conhecer, degustar e levar na lembrança as delícias da cidade.

SECRETARIA MUNICIPAL DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO (SEMICT)

Fone: (79) 3222-1432

www.aracaju.se.gov.br


Acese

Foto por: Alfredo Moreira

Idealizada pelo português Antônio Martins de Almeida, foi fundada no dia 26 de maio de 1872, a Associação Comercial de Sergipe - ACESE, decorreu da atitude progressista de um punhado de homens dedicados à atividade comercial. Seu prédio histórico e recentemente reformado, abriga logo na sua entrada uma galeria com fotos de Aracaju de ontem e de hoje.

Rua José do Prado Franco, 557 - Centro . Fone: (79) 3205-9767- Funcionamento:  segunda a sexta, das 8h às 18h. www.acese.se.gov.br

Centro de Memória Lourival Baptista

O Centro de Memória Lourival Baptista revitaliza a memória política de Sergipe, de 1940 aos dias atuais, a partir do acervo de um dos mais notórios homens públicos da história do Estado e do Brasil. Fotografias, mobiliário, pinturas, honrarias e documentos abrangem a história político-administrativa deste homem que foi deputado estadual, prefeito de São Cristóvão, deputado federal, governador de Sergipe, e eleito três vezes senador. 

Endereço: Rua Álvaro Silva, nº 89, Bairro 13 de Julho, Aracaju-SE. Horário de funcionamento: segunda-feira, das 14h às 18h, e de terça a sábado, das 9h às 18h. Contato: (79) 3222-3296.

Galeria de Arte Álvaro Santos

Foto por: Edinah Mary

Considerada uma porta de entrada para o mundo das artes plásticas em Sergipe, a Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), desempenha um importante trabalho nessa área. Durante todo o ano, a unidade promove exposições com artistas locais, nacionais e internacionais, lançamentos de obras literárias, mostras de telas e esculturas, debates e saraus.

A GAAS fica localizada na Praça Olímpio Campos, Centro de Aracaju. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (79) 3179 - 1308

Galeria de Arte J. Inácio

Foto por: Divulgação

A Galeria foi criada pelo Governo do Estado em 1981 e funciona no mesmo prédio da Biblioteca Pública Epifânio Dórea, no bairro 13 de Julho. O espaço com quase quatro décadas de existência sedia oficinas e intervenções culturais. Além disso, já foi cenário de diversas ações culturais destacando o lançamento de livros, catálogos culturais e várias exposições emblemáticas individuais e coletivas. A galeria presta homenagem ao artista plástico sergipano José Inácio Alves de Oliveira (J.Inácio) que se iniciou na pintura ainda jovem.

Endereço: Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, Bairro 13 de Julho

Telefone: (79) 3179-1969- Visitas: de 2ª a 6ª das 7h às 17h.

Galeria Félix Mendes

Funciona no prédio da Biblioteca Central no Campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes (UNIT).

Av. Murilo Dantas, 300 – Farolândia – Fone (79) 3218-2100 - Visitas: 2ª a 6ª das 8h às 21h30 e aos sábados das 8h às 16h.

Galeria Florival Santos

Funciona anexo ao Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe - Cultart/UFS.

Av. Ivo do Prado, 612 - São José. Fone: (79)3302-5802/5803. Visitas: 2ª a 6ª das 8h às 18h.

Galeria Jenner Augusto

Funciona no espaço cultural da Sociedade Semear.

Rua Vila Cristina, 148 - São José. Fone (79) 3214-5800. Visitas: 2ª a 6ª das 8h às 19h.

Instituto Tobias Barreto

Registros históricos de Sergipe, nacionais e latino-americanos, distribuídos em um acervo de 30 mil itens, entre livros, fotografias, trabalhos acadêmicos, arquivos digitais e audiovisuais. Este é o resumo do Instituto Tobias Barreto, dedicado, principalmente, à divulgação da obra do poeta, filósofo, crítico e jurista sergipano. O ITB funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, na Biblioteca Central da Universidade Tiradentes.

Endereço: Avenida Murilo Dantas, 300, Bairro Farolândia. Contato: (79) 3218-2100, ramal 2669.

Laboratório de Imagens Lineu Lins

Mantido pela Universidade Tiradentes no Campus Aracaju Centro, o Laboratório de Imagens Lineu Lins de Carvalho possui um acervo de mais de 500 mil fotos, resultado de 50 anos de carreira do fotógrafo que dá nome ao espaço. São 17 mil filmes em preto e branco, de 1961 a 1967; cerca de 10 mil filmes coloridos e 50 mil fotos digitais. Há também 15 mil slides e cromos tamanho 6x6. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 18h.

Endereço: Rua Lagarto, 264, Centro de Aracaju. Contatos: mauriciotomster@gmail.com / (79) 3218-2332.

Largo da Gente Sergipana

Foto por: Davi Costa

Amplia  o complexo, juntamente com o Museu e o Café da Gente Sergipana, as esculturas gigantes de 7m de altura das manifestações folclóricas Lambe Sujo e Caboclinhos, Chegança, Cacumbi, Taieira, Bacamarteiro, Reisado, São Gonçalo e Parafuso, avançando sobre as águas do rio Sergipe.

Memorial da Advocacia Sergipana

Foto por: Andre Dantas

A OAB/SE funciona em um prédio tombado pelo patrimônio histórico, um Palácio construído em 1919, e que possui uma arquitetura rebuscada característica do ecletismo italiano, e na sua estrutura física traz referências da arte noveau, cenários vitorianos, revestimentos florais, detalhes renascentistas e entre outros.

Neste prédio também funciona o Memorial da Advocacia Sergipana, importante para a preservação e conservação da Memória e Identidade da Advocacia em nosso Estado, e que abriga um acervo histórico riquíssimo, datado desde o século XIX.

Endereço: Av. Ivo do Prado, 1072 - São José, Aracaju-SE. Funcionamento: segunda a sexta, das 08h ás 12h e das 14h ás 18h. Contatos: presidente@oabse.org.br/ (79) 3301-9105

Memorial de Sergipe

Criado e mantido pela Universidade Tiradentes com o objetivo de preservar a memória sergipana, especialmente no que diz respeito às suas manifestações histórico-culturais, o Memorial de Sergipe é uma importante fonte de informação sobre o Estado. O espaço museal abriga mais de 16 mil peças, que vão desde fósseis até documentos e fotos. Salas temáticas apresentam coleções particulares de vultos como a artista plástica Rosa Faria e Virgulino Ferreira da Silva, o cangaceiro Lampião.

Endereço: Avenida Beira Mar, 626, bairro 13 de Julho, Aracaju-SE. Funcionamento: segunda-feira, das 14h às 18h, e de terça a sábado, das 9h às 18h. Contatos: memorial-unit@infonet.com.br / (79) 3211-3579.

Memorial do Poder Judiciário

Foto por: Silvio Oliveira

O memorial do Poder Judiciário foi criado no ano de 2004, pela Resolução N° 033/2004 pela Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Sergipe. As atribuições do Memorial do Poder Judiciário envolvem  atividades de pesquisas, organização de acervo documental das diversas fazes do Poder Judiciário; promoção de cursos,seminários,conferências e exposições.

Endereço: Palácio Silvio Romero, Praça Olímpio Campos, 417 - Centro - Aracaju -SE Fone: (79) 3213-0219 / 3213-0771

http://www.tjse.jus.br/memorial

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Museu da Gente Sergipana

Foto por: Márcio Garcez

Aberto em novembro de 2011, o Museu da Gente Sergipana é um espaço cultural voltado à construção contínua de conteúdos que permitem a perpetuação de registros do espírito sergipano. Localizado no antigo Atheneuzinho, no centro histórico de Aracaju, apresenta recursos interativos e de multimídia, que possibilitam uma imersão em Sergipe, perpassando por suas manifestações folclóricas, símbolos, natureza, artes, história, culinária, festas e costumes. Um caleidoscópio cultural que revela o talento e a força criativa do sergipano.O Museu é mantido pelo Instituto Banese e proporciona visitas guiadas, finalizadas no Café da Gente, que oferece o melhor da gastronomia e arte sergipana.

Av. Ivo do Prado, 398 – Centro. 

Funcionamento de terça a sexta: das 10h às 17h; sábado, domingo e feriados: das 10h às 16h (79) 3218-1551; Café da Gente das 10h às 20h (79) 3246-3186. 

www.museudagentesergipana.com.br