Localizada no litoral Sul de Sergipe, a 68 km da capital Aracaju, a cidade de Estância é reconhecida e lembrada como a “Capital Brasileira do Barco de Fogo”. Limita-se ao Norte e Nordeste com o município de Itaporanga d'Ajuda; ao Leste e Sudeste com o Oceano Atlântico; ao Sul com o Estado da Bahia, ao Sudeste com os municípios de Indiaroba e Santa Luzia do Itanhy; ao Oeste com o município de Arauá e ao Nordeste com o município de Salgado.
Inserida no Polo Costa dos Coqueirais, Estância, “Jardim de Sergipe”, assim como foi denominada por D. Pedro II teve seu primeiro povoamento em 1621, e possui hoje uma população estimada em 65.078 habitantes (Dados IBGE 2022). Considerada uma cidade litorânea e ribeirinha, contém a Lagoa dos Tambaquis e Praia do Saco como atrativos mais visitados pelos turistas.
Além dos atrativos naturais, Estância apresenta diversas atrações históricas e culturais, através dos seus sobrados de azulejos portugueses no Centro Histórico, dos folguedos, da apresentação das escolas de samba no Carnaval, das manifestações culturais como a Batucada e o Majestoso Barco de Fogo, este último Patrimônio Imaterial do Município. Todas essas manifestações fazem de Estância o Berço da Cultura Sergipana.
