Fonte: @deoneprime.aju

A nomeação Aracaju deriva do topônimo tupi “acayú", que significa “fruto do cajueiro”, mas popularmente ganhou significado de "cajueiro dos papagaios", por ser uma palavra composta de dois elementos: "ará" (papagaio) e "caju’ (fruta). Essa interpretação tem grande vigência, embora existam também outras versões, como “tempo de caju “, ou ‘lugar de caju”.

Fundada em 17 de março de 1855, pelo então presidente da Província de Sergipe Del Rey, Inácio Barbosa, às margens do rio Sergipe, a capital do Estado conta com 602.757 pessoas (Censo IBGE 2023) e uma extensão de mais de 35km de praias, entrecortadas por braços de rios, a exemplo do Vaza-Barris, Poxim e Sergipe.

Historicamente, Aracaju ganhou status de capital, após ocorrer a transferência da sede do governo da cidade de São Cristóvão, localizada no interior, para o povoamento litorâneo, visando facilitar o escoamento da produção agrícola, principalmente, a açucareira. De um pequeno povoamento traçado pelo engenheiro Sebastião Pirro, como num tabuleiro de xadrez, a cidade cresceu e continua se desenvolvendo de forma planejada e harmoniosa. Uma capital moderna, tranquila, aconchegante e acolhedora, com clima ameno, brisa constante, um povo hospitaleiro, que gosta de partilhar a cidade com quem lá chega.

Preparada para o mercado turístico, Aracaju possui belos atrativos naturais: rios, manguezais, praias de águas mornas com areias firmes e planas, perfeitas para caminhadas, corridas e prática de esportes. Entre as capitais do Nordeste, juntamente com João Pessoa,  são as únicas que iniciaram sua formação à beira-rio para, depois, debruçar-se com vista para o mar.

A cidade possui uma ótima infraestrutura urbana, com ruas e avenidas arborizadas, transporte coletivo integrado, mais de 40 km de ciclovia, parques, praças, museus, teatros, galerias de arte, casas noturnas, bares, restaurantes, centro de convenções e uma qualificada rede hoteleira.

A culinária sergipana desperta os sentidos com sabores que vêm do sertão, passam pelos rios e chegam ao mar de Aracaju. O destaque é o caranguejo, que tem até uma Passarela com seu nome na Orla de Atalaia, “point” perfeito para conhecer, degustar e levar na lembrança as delícias da cidade.

 


Catedral Metropolitana - Foto por: @droneprime.aju

Capelinha São João Batista

Foto por: Edvo Acioli

Construída no espaço da indústria têxtil Sergipe Industrial S.A. (Sisa) na década de 1960, a igreja São João Batista, da paróquia São Pedro Pescador, foi preservada pelo grupo empresarial ACF (Antônio Carlos Franco) quando transformou a área no mais moderno centro de compras de Sergipe, o Aracaju Parque Shopping, localizado no bairro Industrial.

A “igrejinha” ou a “capelinha”, como é carinhosamente tratada pelos moradores do bairro, foi restaurada com todas suas características preservadas, inclusive a capacidade para receber 80 pessoas sentadas em seus atos religiosos. E foi assim, na sua reabertura, em outubro de 2019. Nela serão celebradas missas, casamentos e batizados.

Quando resolveu transformar a área da Sisa no Aracaju Parque Shopping, veio junto a decisão de que ela não seria demolida. O padre Willame Barreto Filho, que atuou na igreja São João Batista por sete anos, destaca que “o grupo sempre manteve o desejo de preservar a capela, mesmo com esse moderno empreendimento”.

A capela tem estilo eclético. Na parte externa predomina o gótico, bem caracterizado em sua torre pontiaguda, como também nas paredes. Internamente, vê-se, claramente, o estilo colonial, devido aos púlpitos e ao coro de madeira. Independentemente de estilo, a igrejinha foi e continua sendo a “queridona” dos moradores do bairro Industrial.

Catedral Metropolitana

Foto por: @droneprime.aju

Datada de 1862, abriga a paróquia de Nossa Senhora da Conceição. No dia 08 de dezembro acontecem manifestações católicas e de sincretismo religioso. Pela manhã a lavagem das escadarias e à tarde a procissão em homenagem à Santa, padroeira de Aracaju. Tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual desde 1985, o templo religioso tem na sua arquitetura elementos dos estilos neoclássico e gótico.

Em sua sacristia é possível admirar a obra de Horácio Hora intitulada “A Virgem”.

Praça Olímpio Campos, s/n, Centro. Fone: (79) 3214-1539/3418

Igreja do Santo Antônio

Foto por: Carluz Lima

Localizada na Colina de Santo Antônio, trata-se de um monumento do estilo neogótico, pertencente à Ordem Terceira de São Francisco. No local foi realizada a reunião da Assembléia Provincial que definiu a transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju. Recebe um grande número de fiéis no dia 13 de junho, data em que se comemora o Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Fone: (79) 3236-1864

Igreja Quadrangular de Aracaju

Divulgação

A Quadrangular chegou a Aracaju em 1974, trazida pelo missionário Jair Nogueira. A sede estadual está localizada na Praça dos Expedicionários, no bairro Getúlio Vargas, e tem como supervisor estadual o pastor Luiz Antônio da Silva, que administra essa obra desde 1996. A Igreja em Sergipe tem experimentado um grande crescimento, hoje são mais de 90 portas abertas em todo o Estado, distribuídas em sete regiões Eclesiásticas. O ministério pastoral conta com 109 membros (pastores titulares e auxiliares).

 Endereço: Av. Pedro Valadares, 999 – Jardins, Aracaju- SE. Fone: (79) 3217-8477.

Igreja São José

Foto por: André Dantas

A Paróquia de São José foi fun dada no dia 31 de dezembro de 1924, por decreto do então Bispo Diocesano D. José Tomaz Gomes da Silva. Tem como padroeiro São José, cuja festa celebra-se no dia 19 de março de cada ano.

A Paróquia iniciou seu trabalho social no ano 1974, com a criação pelas Irmãs Sacramentinas junto com Cônego Amaral, da Escola da Ação Social da Paróquia de São José. Fica localizada na zona sul de Aracaju, na praça Tobias Barreto, s/n - São José.

Fone: (79) 3214-2463.

Igreja São Judas Tadeu

Foto por: Leandro Correia

Conhecida como Igreja dos Capuchinhos, fica situada na R. Bolívia, s/n no bairro América, próximo da saída da cidade. Localizada numa colina, proporciona uma bela vista panorâmica de Aracaju. Bem iluminada, é visualizada de vários pontos da capital.

Fone: (79) 3259-2733

Igreja São Salvador

Divulgação

Foi a primeira igreja a ser construída na cidade, depois da transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju. Datada de 23 de outubro de 1857, fica situada no encontro dos calçadões da Ruas Laranjeiras e João Pessoa, nº 79, Centro da capital.

Fone: (79) 3222-9929

Primeira Igreja Batista de Aracaju

Foto por: Divulgação

A história da Primeira Igreja Batista de Aracaju (PIBA) tem início em uma época onde a evangelização, em Sergipe, dava seus primeiros passos. Foi através da fé e perseverança de três famílias, compostas por 13 membros, que a maior Igreja Batista do Estado de Sergipe foi erguida. Nascia, então, em 19 de setembro de 1913, a Primeira Igreja Batista de Aracaju. Acontece atividade todos  os dias da semana. Endereço: R. Lagarto, 646 - Centro, Aracaju - SE, 49010-390

Telefone: (79) 3214-5537

Abassá São Jorge

Um dos primeiros terreiros de candomblé de Aracaju e um dos mais tradicionais, funciona na rua Equador, 70, bairro América, (79) 3259-1578.  A yalorixá Marizete Lessa é uma das principais lideranças do movimento afro religioso em Sergipe. Foi ela quem fundou também o primeiro afoxé do estado – que saiu pela primeira vez no dia 8 de dezembro de 2006, na orla de Atalaia, junto ao Ylê Ayê da Bahia.

Ilé Yátassitaôô Ifá Enibalé

Um dos mais tradicionais de Aracaju, funciona na rua Marcelino Procópio da Silva, n° 306 no bairro Industrial e todos os anos comemora em novembro, através da Associação Luz do Oriente, os anos de iniciação da fundadora do terreiro, a yálorixá Rita de Cássia, mais conhecida como Mãe Tassytaôô.