Arthur Leite

O município de Santa Luzia do Itanhi está localizado no território Sul de Sergipe, a 76 km da capital, Aracaju, limitando-se ao Sul com o município de Indiaroba, ao sudeste com Umbaúba, ao noroeste com Arauá, ao norte com Estância e a ao oeste com Itabaianinha. Sua população é de aproximadamente, 12.969 hab (Censo IBGE 2020), seu nome é uma homenagem a Santa Luzia e o complemento "Itanhi" vem do nome dado pelos índios Tupinambás ao rio Real.

A cidade de Santa Luzia do Itanhi é umas das povoações mais antigas de Sergipe, ficando em lugar de destaque devido às marcas deixadas pela história, a exemplo de ruínas de engenhos, alguns em bom estado de conservação, e  um  deles foi transformado em alambique, no qual  se produz a Cachaça Reserva do Barão. Localizada na APA Litoral Sul, importante unidade de conservação, também há uma reserva particular de Patrimônio Natural. A área também possui uma identidade gastronômica voltada para pratos com frutos do mar, doces e outros elementos da culinária nordestina, a exemplo do famoso Catado de Aratu na palha.      


O município de Santa Luzia do Itanhi possui diversos eventos fixos, que ocorrem tanto na sede, quanto nos povoados do município, como: Carnaval (presença dos Caretas), Festa de São Sebastião (Povoado Botequim), Festa do Senhor do Bomfim (Povoado Cajazeiras), Festas Juninas, Emancipação de Santa Luzia do Itanhi, Festa dos pescadores (Povoado Crasto), Festa da Padroeira.