@sergipemeu

Distante 172 km da Capital Sergipana, Poço Redondo está situado na microrregião do Alto Sertão Sergipano, pertencente ao Polo do Velho Chico, possuindo 23 km de sua área banhada pelo fascinante rio São Francisco. Mas Poço Redondo não se limita apenas às maravilhas do Velho Chico. É também um gigantesco berço cultural nordestino, através do qual o município se destaca no artesanato em esculturas, nas rendas de bilro, nas artes cênicas, na música, no fenômeno social Cangaço e sua herança, como o xaxado, uma dança popular nordestina, originada no sertão nordestino, que era muito praticada pelos cangaceiros para celebrar as vitórias em batalha.

Com uma população de aproximadamente 30.880 mil hab (Censo IBGE 2020), uma área de 1 212,461 km² e com acesso pela Rota do Sertão, Poço Redondo possui diversos atrativos e um enorme potencial para as práticas de ecoturismo, turismo náutico, turismo rural, de aventura, cultural e de base comunitária.
 


Maranduba - Cariri Cangaço

Cavalhada

Foto por: Adilson Andrade

A cavalhada é outra forte manifestação cultural no município de Poço Redondo, com origem do período colonial o movimento popular ainda encontra resistência com cerca de três grupos ativos que existem há cerca de 100 anos. Com os cavalos e vestes caracterizado, o folguedo é baseado na disputa de torneio de argolas entre os mouros (azuis) e os encarnados (vermelhos).

Combate de Maranduba

Cangaço Cariri

Em 10 de janeiro de 1932 aconteceu o mais extenso e sangrento combate entre a volante (polícia especializada no combate aos cangaceiros) e o grupo do mais famoso e temido cangaceiro, Lampião.

O palco foi a fazenda Maranduba, dos Soares, onde duas tropas da volante, uma comandada pelo capitão do exército Liberato de Carvalho e a outra tropa conhecida como Nazarenos, comandada por Manoel Neto, tentaram surpreender Lampião e seu bando no descanso após o almoço. O combate iniciou-se por volta do meio dia e só se encerrando no final da tarde, tendo Lampião como grande vencedor, com o grupo dos cangaceiros abatendo oito soldados da volante e apenas dois cangaceiros foram mortos no combate.

O Fogo da Maranduba é marcado pela extrema inteligência tática de combate de Lampião, em grande desvantagem de homens e armas, conseguiu se sagrar vencedor na grande batalha. Nos dias de hoje ainda é possível visualizar as marcas da peleja nos umbuzeiros da região.

Vaquejada e Missa do Vaqueiro

Foto por: Antônio Correia Sobrinho

Uma das maiores manifestações culturais do Nordeste sem dúvida é a vaquejada e em Poço Redondo não é diferente. O esporte praticado pelos sofridos vaqueiros, que amenizam toda dor e sofrimento da labuta diária do sertão, também é motivo para festas, muita música de forró e o tradicional canto do aboio e da toada, poesias cantadas pelos vaqueiros e amantes da vaquejada.

O município conta com dois parques de vaquejadas. Um nas proximidades da Sede, mais precisamente na região da Santa Fé e outra na bacia leiteira de Santa Rosa do Ermírio, que recebem durante o ano inúmeros eventos ligados à vaquejada.