Foto por: Silvio Oliveira

O Município de Frei Paulo foi emancipado em 25 de janeiro de 1890, quando então se tornou independente financeira, econômica e administrativamente. Sua história, no entanto, começa bem antes, quando ainda era chamada Matas de Itabaiana, e depois passou a ser conhecida por Chã do Jenipapo e Tabuleiro da Imbira.

Na década de 60 do século XIX, vieram os freis Paulo Antônio de Casanova e David de Peruggia, incumbidos pelo Governo da Província, e construíram um tanque na localidade Chã do Jenipapo e a Igreja Matriz, que se dedicou ao Apóstolo São Paulo, em homenagem ao fundador.

Tal fato ocorreu, pois, a localidade conhecida por Matas de Itabaiana estava bem povoada e em crescente ascensão, decorrente da lavoura do algodão, bem como das fazendas de gado e produção de couro, o que levou à sua elevação à condição de cidade, o que se deu em 23 de outubro de 1920, através da Lei nº 797/1920.

Ao longo desses 132 anos desde a sua emancipação, Frei Paulo foi sendo construída de maneira que se tornou uma cidade, ainda relativamente pequena, mas que conta com uma estrutura bem organizada, com quadras largas e ruas paralelas ou perpendiculares, que lhe dá ares de uma cidade bem planejada.

Distante poucos 72km da capital, Aracaju, com uma população de 13.874 pessoas (Censo IBGE 2020), aos poucos, o município vem sendo descortinada e se descobrindo com um vasto potencial turístico, cultural e histórico. Junto com a cidade de Itabaiana, está construindo um roteiro turístico chamado Rota 235.


Foto por: Tomaz Lima

Banda de Pífano

Foto por: Tomaz Lima

A banda de pífano Nossa Senhora da Conceição, do Povoado Alagadiço, é composta da zabumba, tarol, e flauta de taquara, e se apresenta em eventos religiosos e culturais do Município.

Aboiada

Um tipo de “repente” presente na região do Agreste e Sertão de Sergipe, no qual o aboiador utiliza de rimas para falar do contidiano, de um fato, de uma localidade, de alguém.

Filarmônica Lira Paulistana

Foto por: Max Leonardo

A Filarmônica Lira Paulistana deriva da fusão da Lira Sagrado Coração de Jesus e da Lira Independente Nossa Senhora da Conceição. Inicialmente, após a fusão que aconteceu em 1921, a Lira passou a ser chamada de Philarmonica Lyra Paulopolitana, e depois de Banda União Paulistana. Atualmente está registrada como Filarmônica União Lira Paulistana.

A Lira Paulistana sempre se apresentou em eventos religiosos, culturais e sociais. Foi reconhecida de utilidade pública em 20 de maio de 1971 e o registro com natureza de associação privada, em 22 de abril de 1994.

Associação dos Artesãos de Frei Paulo

Foto por: S&Z Comunicação

No Município de Frei Paulo existe a produção de artesanato em cipó, e ainda, a confecção de bordados em ponto de cruz, richelieu e rendendê, crochê e produção de acessórios e objetos de decoração, que fomenta a cultura e produz renda e serviço para as famílias freipaulistanas. O artesanato produzido também é comercializado em feiras e residências