Foto por: Alef Andrade

Distante cerca de 74km da capital, Aracaju, com uma pequena comunidade de 6.401 pessoas (Censo IBGE 2020), Macambira é conhecida turisticamente pelas belezas naturais e por ter seu nome originado da grande quantidade de bromélia laciniosa, presente no território, principalmente, no início de sua povoação.

Erguido ao pé da Serra do Cruzeiro, no Agreste sergipano, o atual município foi desmembrado de Campo de Brito, como este de Itabaiana. Sua história remonta ao 23 de novembro de 1953, quando foi elevado à categoria de município, pela lei estadual nº 525-A.

Banhado pelos rios Jacoca, afluente do Vaza-Barris, possui uma das mais belas cachoeiras do Estado e fica próxima à Serra da Miaba, atraindo visitantes em busca das belezas naturais. Sua economia está baseada na agricultura e pecuária, com predominância na plantação de milho e criação de gado de corte.


Foto por: Alef Andrade

Cachoeira de Macambira (Jacoca)

Foto por: Alef Andrade

Cachoeira de Macambira (Jacoca)

Batizada de Cachoeira Jacoca (inclusive citada desde a década de 50 pelo IBGE) por conta do rio Jacoca que a compõe, a cachoeira é o principal atrativo turístico da cidade. Também conhecida como Cachoeira de São Francisco por ser o padroeiro da cidade, a queda d’água não pode faltar nos roteiros dos trilheiros de plantão que passam por Sergipe.

Mesmo ainda com pouca estrutura, o rio Jacoca cai levemente como se passasse por degraus naturais, criando uma queda d’água cristalina em meio aos paredões de pedras, formando uma grande piscina natural.

A Cachoeira Jacoca (Macambira) fica em propriedade particular e não há ainda uma estrutura para a prática do turismo sustentável. O rio que a compõe é um afluente do rio Vaza-Barris e, por vezes, é confundido como um único rio.

Pedra da Arara

Foto por: Matheus Moura

Localizada na fazenda Capitão, a Pedra da Arara faz parte da complementação geomorfológica da Serra da Miaba (Macambira, São Domingos e Campo do Brito). Geograficamente a Pedra da Arara está situada no território de Lagarto e fica à margem direita do Vaza-Barris, entre os municípios de Lagarto e São Domingos. O principal acesso de carro é feito por estrada no município de Macambira, por isso que se popularizou como um dos atrativos da cidade.

As piscinas naturais e os paredões são ideais para a prática de esportes e de escaladas, além do rapel e trilhas ecológicas.

Monte Alverne

Foto por: Ita Anderson

Elevação próximo à cidade, onde fica o cruzeiro, local de peregrinação na Semana Santa. Há uma vista parcial de Macambira

Festa de São Francisco

Procissão de São Francisco de Assis - PMM

A festa religiosa mais importante do município é a do seu padroeiro, São Francisco de Assis, celebrada no dia 4 de outubro. Seu povo é fervoroso quanto às manifestações religiosas, contando também com as festas de celebração dos padroeiros e padroeiras dos povoados, no decorrer do ano. Durante a Quaresma, tem a via sacra realizada na Sexta-feira da Paixão, momento em que os fiéis saem da Igreja Matriz e percorrem as principais ruas,  até o povoado Pé de Serra de Venturinho, onde fica o Monte Alverne.