Igor Graccho

Conhecida por seus grupos folclóricos e prédios históricos do século XVII, Laranjeiras é um convite ao passeio no tempo e resguarda parte da época colonial açucareira de Sergipe. Considerada Berço da Cultura Popular, intitulada de Atenas Sergipana, por suas colinas com pitorescas igrejas ao topo, cidade dos terreiros de candomblé, da firmação dos jesuítas em Sergipe e área de pesquisas de cavernas, o município resguarda tradições seculares, que se evidenciam na comunidade negra local e nos seus museus. A dica é andar devagar, pelas ruas calçadas de pedras. O que espera o turista é só emoção, a poucos 18 km distante da capital, Aracaju, localizada no território do Agreste de Sergipe, Laranjeiras remonta ao tempo do Império, quando foi a maior e mais importante cidade de Sergipe, centro do comércio do açúcar, famosa pela vida cultural e social, polo irradiador de lutas pela abolição e pela República. Esta cidade-monumento, patrimônio histórico nacional, situa-se às margens do rio Cotinguiba, com uma população estimada em 29.826 pessoas (Estimativa IBGE 2019). Sua ocupação populacional inicia-se no século XVI e, já no século XVII os jesuítas construíram residências e igrejas, que se tornaram belas e adornadas no século XVIII, quando o plantio da cana se espalhou por todo o Vale do Cotinguiba. A povoação crescia, mas só no século XIX, em 1832, Laranjeiras separou-se de Nossa Senhora do Socorro, tornando-se vila, para ser elevada à cidade, em 1848. Por sua importância, foi um dos pontos visitados em 1860 pelo imperador, D. Pedro II e pela imperatriz, D. Tereza Cristina. As numerosas igrejas católicas e os terreiros de culto afro falam de uma religiosidade forte, e de um sincretismo muito vivo, mantido nas festas atuais quando os cortejos de grupos de folguedos populares enfeitam, animam e tornam encantadoras as procissões e missas. Essa disposição de conciliar o tradicional com o novo é a marca com a qual Laranjeiras, preserva o passado e busca nele a inspiração para renovar-se e articular novos caminhos para seu desenvolvimento. Informações: Bureaux de Informação Turística Edmunda Lobão Linhares.

Localização: Praça Samuel de Oliveira, 241 – Centro - Fones: (79) 3281-1805 /(79) 3281-1332 - Horário de funcionamento: Diariamente, das 08h às 18h.

Secretária de Cultura de Laranjeiras - Fone: (79) 3281-1054 / (79) 3281-1332  - www.laranjeiras.se.gov.br 

Secretaria de Turismo de Laranjeiras - Fone: (79) 3281-1805 


Antigo Teatro Santo Antônio

Foto por: Prefeitura

Construção do Século XIX o famoso teatro, visitado pelo Imperador D. Pedro II, onde desfilaram várias companhias nacionais e internacionais. Hoje está instalada a biblioteca da Universidade Federal de Sergipe do Campus das Artes.

Localização: Rua João Ribeiro – Sede

Visitação: Segunda a sexta-feira das 8h ás 18h

Capela de Bom Jesus dos Navegantes

Foto por: Prefeitura

Dando boas vindas aos que chegam à cidade, a Capela do Bom Jesus dos Navegantes está localizada na Colina do Bom Jesus, ponto alto da cidade. Sua fachada apresenta características do barroco brasileiro do século XIX, embora a Igreja tenha sido inaugurada no ano de 1908.

Localização: Morro do Bom Jesus – Sede

Visitação: Terça a domingo das 9h às 17h.

Capela de SantAninha

Foto por: Jorge Aragão

A Capela construída no século XIX a partir de um depósito de pólvoras já foi considerada uma das mais belas e ricas capelas particulares do nordeste. Sua belíssima fachada é um exemplar único no estado e seu interior, com detalhes ornados em ouro, apresenta também minúcias em tapeçaria antiga. A construção devotada a Nossa Senhora da Conceição está situada em uma propriedade particular à margem esquerda do Rio Cotinguiba.

Localização: Sede

Visitação: Visitas somente através de prévio agendamento.

Capelinha do Bom Jesus

Foto por: Prefeitura

De pequenas proporções e beleza encantadora, a capelinha do Bom Jesus foi a primeira igreja construída no município. O exemplar original é datado de 1686.

Localização: 10 km da sede de Laranjeiras, no Povoado Bom Jesus.Visitação: Diariamente, até as 16h.

Centro de Tradições

Foto por: Prefeitura

Construção do século XIX, onde armazenavam as antigas produções açucareiras dos engenhos, o algodão e alojavam os escravos trazidos de Recife e Salvador até a chegada dos seus senhores. Ali filmaram cenas da novela da rede globo Tereza Batista. Projeta-se transformar o Centro de Tradições no memorial do açúcar e espaços de ações culturais da cidade.

Localização: Av. Rotary, entrada da cidade

Visitação: Terça a Domingo das 9h às 17h

Conjunto Arquitetônico Engenho do Retiro

Foto por: Prefeitura

Faz parte do Patrimônio Material religioso da cidade, composto pelas capelas de Santo Antônio e Nossa Senhora das Neves e pelo casarão que foi a primeira residência dos Jesuítas em Laranjeiras, datado da primeira metade do século XVIII. Localização: 5 km da sede de Laranjeiras, nas terras do Grupo Votorantim. Visitação: Somente com agendamento prévio através da fábrica.

Edificações do Calçadão Getúlio Vargas

Foto por: Arthur Leite

Edificações em sua maioria do século XIX e de caráter comercial, pois abrigavam no pavimento térreo as lojas e no superior as residências dos comerciantes. A maior parte dos prédios já foi restaurada em parceria com o Programa MONUMENTA.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Pardos

Foto por: Prefeitura

Quando o Imperador D. Pedro II visitou Laranjeiras em 1860, doou o restante do dinheiro necessário para a construção dessa Igreja. Arquitetura do século XIX passou recentemente por um processo de restauro na azulejaria de sua fachada.

Localização: Sede de Laranjeiras

Visitação: Diariamente pela manhã e tarde.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Foto por: Arthur Leite

Construída por escravos, no alto de uma colina, com a finalidade de culto aos santos de devoção dos negros.  Durante as comemorações de Santos Reis torna-se o palco da coroação da Rainha das Taieiras e recebe o cortejo de outros grupos folclóricos.

Localização: Rua José do Prado Franco – Sede

Visitação: Terça a Domingo das 9h às 17h

Igreja do Senhor do Bomfim

Foto por: Matheus Moura

Erguida no ponto mais alto da cidade, do alto de sua torre tem-se uma bela vista da região do Vale do Cotinguiba. Passou por uma grande reforma no século XX devido a um incêndio que a destruiu parcialmente.

Localização: Morro do Bonfim – Sede

Visitação: Terça a Domingo das 9h às 17h

Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus

Foto por: Jorge Aragão

Características Barrocas estão evidenciadas em sua fachada e em seu interior. De proporções suntuosas, registros apontam que foi erguida no século XVIII e passou por reformulações no século XIX.

Localização: Rua do Sagrado Coração de Jesus - Sede

Visitação: Diariamente pela manhã e tarde.

Igreja Nossa Senhora da Conceição da Comandaroba

Foto por: Matheus Moura

Um dos mais belos exemplares arquitetônicos da região. Foi a igreja do conjunto que abrigou a segunda residência dos jesuítas no Vale do Cotinguiba, de características barrocas, foi erguida no ano de 1734.

Localização: 1 km da sede de Laranjeiras. Visitação: Diariamente, até as 16h

Igreja Presbiteriana de Sergipe

Foto por: Prefeitura

Inaugurado em 19 de novembro de 1899, é a segunda sede da primeira igreja protestante fundada no estado. Sua fachada representa o neogótico, estilo bastante presente em construções que marcam a passagem do século XIX para o XX.

Localização: Rua Tobias Barreto, Centro

Visitação: Agendar na própria Igreja.

Mercado Municipal

Foto por: Prefeitura

Arquitetura de estilo neogótico, tinha a função de abrigar as feiras e receber os produtos que desembarcavam no pequeno atracadouro existente no Rio Cotinguiba ao fundo do prédio. Construído no século XIX foi a primeira alfândega de Sergipe.

Localização: Praça Samuel Oliveira, sede do Município.

Visitação: Terça a Domingo das 9h às 17h

Paço Municipal

Foto por: Prefeitura

Prédio erguido no século XIX. Nele foram recepcionados o Imperador D. Pedro II e a Imperatriz D. Tereza Cristina em ocasião de sua visita ao estado em 1860. Atualmente ocupado pela prefeitura municipal.

Localização: Rua Sagrado Coração de Jesus, 90 - Centro.

Ponte Nova

Foto por: Prefeitura

A Ponte Nova foi construída na primeira metade do século XIX e representa uma majestosa obra de engenharia. Edificada em pedra calcária e tijolos é adornada por três arcos e calçamento em pedra calcária. Foi de grande importância no período açucareiro por fazer a união entre as zonas urbana e rural do município.

Rua Francisco de Bragança

Foto por: Ailton de Freitas

Rua que passa ao lado do Museu Afro e segue até a Igreja do Galo traz suas características originais e destaca-se pelo calçamento pé-de-moleque, feito pelos escravos em pedra calcária.

Ruínas do Hospital São João de Deus

Construção do século XIX, foi um dos mais importantes da região. Ali o Dr. Francisco Bragança realizou operação no olho de Virgulino Ferreira, o Lampião e, por isso, ele e sua tropa nunca invadiram a cidade de Laranjeiras.

Ruínas do Teatro São Pedro

Foto por: Emanuel Araujo

Homenagem ao imperador no século XIX, essa casa de espetáculo não foi concluída. O prédio foi alfândega e presídio. Seu projeto de reconstrução está em andamento, mantendo vivo o teatro na cidade. Será palco de aprendizagem do curso superior de Teatro da UFS.

Universidade Federal de Sergipe

Foto por: Igor Graccho

O conjunto arquitetônico do século XIX conhecido como “Quarteirão dos Trapiches” foi restaurado, dotado de estrutura e tecnologia adequadas especialmente com o objetivo de se tornar sede do Campus da Universidade Federal de Sergipe em Laranjeiras. Os prédios com características do antigo barroco, agora são utilizados para os cursos de Arqueologia, Arquitetura e Urbanismo, Dança, Musicologia e Teatro.

Museu de Arte Sacra de Laranjeiras

Foto por: Fabiana Costa

Criado em 1978, era a antiga residência da família Sobral Franco. Construção do Início do século XX, seu acervo de arte religiosa, é representativo da devoção e da fé dos Laranjeirences.  Visitação: Terça a Sexta das 10h às 17h. Aos sábados e domingos das 13h às 17h.  Telefone: (79) 3281-2486