Arthur Leite

Quarta cidade a ser povoada no país após Salvador, João Pessoa e Rio de Janeiro, detentora de uma praça com o título de Patrimônio da Humanidade atribuído pela Unesco, São Cristóvão foi a primeira capital de Sergipe, e seu invejável conjunto arquitetônico dista a poucos 18km da capital, no território da Grande Aracaju. O visitante percorrerá ruas de pedras entre casarios, igrejas seculares, conhecerá a tradição do fabrico das queijadas, além de um rico e valioso acervo de arte sacra. Com uma população estimada de 90.072 pessoas (Estimativa IBGE 2019), fundada por Cristóvão de Barros em 1º de janeiro de 1590, desenvolveu-se segundo o modelo urbano português em dois planos: Cidade Baixa e Cidade Alta. A Cidade Alta reserva aos seus visitantes um grande produto turístico de riquezas culturais, arquitetônicas e históricas. Na Cidade Baixa, temos as tradições locais, com feira livre e culinária típica, oferecendo excelente opção turística.

Informações: Fundação de Cultura e Turismo - FUNDAC

Fone:(79) 99680-6580


Cidade Baixa

Foto por: Prefeitura

Na cidade baixa há uma antiga estação de trem, uma bica onde os são-cristovenses se divertem no final de semana, mas necessitando de reforma urgente, ou seja, a visita é dispensável. O atracadouro abriga um restaurante. O centro comercial e a feira livre também podem render boas fotos e é onde se pode encontrar mais um sabor são-cristovense, os famosos peixes na palha (moquequinhas). Afinal, como em toda cidade histórica, a cidade baixa também tem seus encantos e há seus altos e baixos.

Cristo Redentor

Outro ponto que merece a visitação turística é o Cristo Redentor, que se localiza a dois quilômetros do centro histórico. De autoria do arquiteto italiano Belando Beladini, o monumento em concreto armado foi construído em 1924 e possui 16 metros de altura. 

Praça São Francisco

Foto por: lugarperfeito.com/Márcio Dantas

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, desde 1967, em 1º de agosto de 2010 a Praça São Francisco também se tornou Patrimônio da Humanidade ao receber a importante chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO.

A Praça São Francisco abriga o mais valioso Conjunto Arquitetônico do Estado de Sergipe, composto pela Igreja e Convento São Francisco, Museu de Arte Sacra, a antiga Santa Casa da Misericórdia, atual Lar Imaculada Conceição, Museu Histórico de Sergipe; além das instalações da Casa do Folclore Zeca de Norberto, do Posto de Informação Turística, da Biblioteca Pública Senador Lourival Baptista, do Telecentro Comunitário Carmosita Barros, da Casa do IPHAN; e em seu centro, destaca-se um grande Cruzeiro, herança dos frades franciscanos.

Rio Paramopama

Foto por: Pedro Renngo

O Rio Paramopama, com aproximadamente 17 km de extensão, possui um grande potencial turístico. Trata-se de um afluente da margem esquerda do Rio Vaza-Barris que banha exclusivamente áreas do Município São Cristóvão.

As atividades econômicas mais importantes no Rio Paramopama são: pesca, agricultura e extração de água mineral.