Emsetur

Considerado um oásis no sertão, por unir as belezas do bioma Caatinga com a exuberante paisagem das águas do rio São Francisco, a cidade de Canindé está situada a 213km da capital, Aracaju , e localizado no território do Alto Sertão sergipano, com uma população estimada de 29.900 hab (Dados IBGE 2019) reúne ecoturismo com a história do cangaço e a tradição sertaneja em um só destino. É lá onde ficam o Complexo Turístico do São Francisco que abriga a usina hidrelétrica de Xingó, a divisa dos estados de Sergipe com Alagoas e a parte da Bahia, sítios arqueológicos, além de trilhas ecológicas e a história do cangaço.

Segundo polo turístico mais importante do Estado de Sergipe, é em Canindé do São Francisco, que fica o cânion do mesmo nome, considerado o quinto maior do gênero no mundo e que atrai milhares de turistas, todos os dias, em busca das suas belezas naturais, do banho de rio, das histórias e das lendas, além da culinária do sertão e do contato com as tradições dos ribeirinhos.

Formado por obra humana devido ao represamento das águas do rio São Francisco para gerar energia na Usina de Xingó. Não é por acaso que as belezas naturais e as  histórias do Movimento do Cangaço fazem da região de Canindé do São Francisco o cenário perfeito para gravações de novelas, séries de TV e filmes.

Em sua história, Canindé de São Francisco se divide em antes e depois da chegada da Usina de Xingó na região. Por volta de 1936, às margens do Velho Chico, dois pequenos povoados se dividiam em Canindé de Cima e Canindé de Baixo. Este último precisou ser demolido para dar lugar à hidrelétrica. Uma nova cidade foi construída para abrigar os moradores. Eram seis de março de 1987, surgia então a cidade atual, projetada para distribuir harmonicamente as áreas administrativas, comerciais e residenciais. Desde então, Canindé de São Francisco vem se consolidando como uma excelente opção para o mercado turístico.

Para conhecer Canindé, com conforto e tranquilidade, o turista deve reservar no mínimo dois dias e assim aproveitar as maravilhas da cidade que é portão de entrada para o Complexo Turístico do São Francisco.

*Informações :Secretaria de Turismo , Cultura e Esporte - Fone: (79) 3346-1920


Fotos por : Igor Graccho

Canindé do São Francisco fica a 203km de Aracaju e há duas maneiras de chegar  até lá: pelo acesso da cidade de Itabaiana, ou por Nossa Senhora das Dores. As rodovias estão recuperadas e há boa sinalização. Por Itabaiana, segue-se pela BR 235 até o sentido Ribeirópolis/ Nossa Senhora da Glória. De Glória percorre-se a SE 206, passa-se por Monte Alegre de Sergipe e Poço Redondo até chegar a Canindé.

Por Nossa Senhora das Dores o sentido é pela BR 101/ Norte até chegar ao acesso da Vale. Segue-se pela denominada Rota do Sertão, até Nossa Senhora da Glória. Não tem errada. Há também transportes alternativos partindo do centro da cidade, ou da rodoviária Gov. José Rolemberg Leite.

Onde se hospedar?

Xingó Parque Hotel & Resort - Fone: (79) 3217-4306