imagem

Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur). Este é o nome da nova entidade nacional fundada no  dia 18 de outubro de 2021, em Alter do Chão, Santarém (Pará), durante as atividades do Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Encomtur). 

O grupo já nasceu forte e com significativa representatividade. Em sua implantação reuniu jornalistas, comunicadores e escritores de 14 estados brasileiros: Pará, Bahia, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Alagoas, Ceará, Tocantins, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Destes, um total de quatro estados já estão com afiliadas regulamentadas e os demais estão em processo de criação.

O objetivo da Febtur passa pela construção de uma entidade democrática, moderna, dinâmica e integrada ao trade turístico como, também, alinhada com as políticas voltadas ao desenvolvimento do turismo no Brasil. Entre as metas, estão o uso de ferramentas eficientes e variadas de comunicação e o fomento da atividade turística, por meio de uma extensa rede de comunicação comprometida com a informação especializada. 

A Assembleia Geral de criação da Febtur confirmou o nome dos jornalistas Gorgônio Loureiro (BA) e Walter Estevam (SP), respectivamente como presidente e vice presidente da diretoria provisória, que integra, ainda, nomes ao grupo executivo como Gilberto Correia da Silva (TO), para diretoria Administrativa; Selêucia Galvão (TO), ocupando a diretoria de Projetos; Thereza Christina Hayne (PA), à frente da diretoria de Mercado e Expansão; João Carlos Ferreira (SP), diretor de Planejamento; Arnaldo Martins Moreira (RJ), diretor de Relações Institucionais; José Torres (GO), diretoria de Assuntos Governamentais; José Maria Pinheiro (RN), diretoria de Marketing; Marco Aurélio Cassoli (TO), respondendo pela diretoria de Comunicação; Cassandra Teodoro Gonçalves (SE), diretoria de Eventos; Ivan Leyraund (SP), diretoria Financeira e Walter Xéu (BA), diretoria de Relações Internacionais.

A representatividade junto ao Conselho de Ética reuniu seis integrantes, sendo três titulares e três suplentes: João Ramid Borges (PA), Shislane Vitória (SE), Raimundo Penafort (TO), Sérgio Moreira (MG); Luiz Carlos Cezar (BA) e Gutemberg Bogéia (MA). A responsabilidade do Conselho Fiscal segue com os titulares Jairo Peres (GO), Rosimari de Oiveira (GO), Bernadete Farias (BA), Liszt Madruga (RN), Douglas Spada (SP) e Messina Palmeira (PB). 

Para Gorgônio Loureiro, presidente do Fórum Internacional de Comunicação, de Ecologia e Turismo (Ficet), e, agora, também presidente da Febtur, além do viés da modernidade, a entidade preza pelo respeito aos profissionais associados, atuação conjunta baseada em projetos e transparência. “A Febtur nasce com o desejo de agregar ao grupo novos comunicadores que atuam no turismo, assim como os jornalistas especializados que compõem a entidade. Ideias inovadoras e projetos em prol do desenvolvimento turístico é o nosso principal foco”, afirmou.

A jornalista e presidente da Febtur Pará, Christina Hayne, comentou sobre o novo mercado que está em construção, ressignificando a todos os entes que dele participam. “O turismo volta com força no Brasil, em especial o turismo doméstico, e certamente será o caminho mais adequado para garantir a retomada social e econômica das famílias brasileiras. Mais do que nunca, será necessário se mostrar para o mercado de forma eficiente, criativa e direcionada. A Febtur chega para fazer a diferença e contribuir com destinos, iniciativas, atrativos turísticos e, consequentemente, com o impulsionamento do setor”, pontuou a profissional paraense que está à frente da diretoria de Mercado e Expansão da Febtur Nacional. 

Na Assembleia Geral, em Alter do Chão, ficou definido o mês de maio de 2022 para que a diretoria provisória seja substituída pela diretoria efetiva pelos próximos três anos (tempo definido para atuação da gestão entre pleitos eleitorais da entidade). Além disso, Sergipe e Bahia apresentaram suas candidaturas para sediar o I Congresso Nacional da Febtur. Na ocasião, será aprovado o Regimento Interno da entidade, os projetos a serem encaminhados, o plano de comunicação e o programa de expansão.