Apresentação de Carimbó, desfile de biojoias, shows de artistas locais, gastronomia típica, autoridades, jornalistas de turismo de todo país e muita celebração baseada na retomada do setor. Tudo isso em frente ao paradisíaco Rio Tapajós. Assim foi marcada a solenidade de abertura da primeira etapa do Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Encomtur) realizada no Anfiteatro da Casa Saulo, em Santarém (PA), no último dia 14 de outubro.
O projeto, que leva a assinatura da Federação Brasileira de Jornalistas, Comunicadores e Escritores de Turismo no Estado do Pará - FEBTUR/PA-, apresenta uma programação a qual segue até o próximo dia 20 de outubro, em Santarém e Alter do Chão. Já entre os dias 21 e 23 de outubro, o evento terá a sua continuidade na Ilha de Marajó.
A jornalista e presidente da FEBTUR Pará, Christina Hayne, não escondeu o entusiasmo e a emoção na concretização do evento. “Reunir profissionais de turismo no Pará é uma honra, pois significa o ânimo e a esperança de boas novas pós o período crítico de pandemia. Trabalhar com turismo vai além do gostar de viajar e sim, conhecer principalmente como o ciclo turístico acontece atrelado a muito conteúdo técnico e experiências. Desejo a todos que aproveitem ao máximo os atrativos da região amazônica”, afirmou.
O jornalista capixaba e escritor do livro “Histórias de Viajante”, Altier Moulin, marcou presença no Encomtur e parabenizou a escolha do destino que permite discussões ambientais. “Tenho um grande carinho pelo lugar e o encontro permite o fomento de discussões na área ambiental. É uma oportunidade ímpar para os profissionais que poderão multiplicar conteúdo sobre as belezas naturais e as particularidades do Pará”, frisou.
O primeiro dia do Encomtur foi encerrado com o concerto de Anderson Gorato; ato cultural em homenagem ao violonista Sebastião Tapajós, que faleceu no início deste mês.