Acervo Emsetur

Por Shis Vitória/Agência de Notícias Alese

Neste sábado, 11 de junho, é comemorado o Dia do Barco de Fogo que trata-se de uma alegoria pirotécnica ligada ao ciclo junino com ocorrência exclusiva do município de Estância. A data foi instituída através do Projeto de Lei de autoria do deputado Gilson Andrade, dando origem a Lei Nº 7.301/2011, estabelecendo no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe, o Dia do Barco de Fogo como uma forma de homenagear o seu criador, Chico Surdo, além de valorizar e preservar essa cultura que há décadas surgiu e desde então encanta gerações.

O Barco de Fogo é um bem histórico e cultural, confeccionado artesanalmente, de cunho tradicional ligado aos festejos juninos. Por meio da Lei Nº 7.690/2013 fruto de iniciativa dos deputados Ana Lúcia e Gilson Andrade, o Barco de Fogo da cidade de Estância passou a ser considerado Patrimônio Imemorial do Estado de Sergipe.  

“O Barco de Fogo é tudo. O Barco de Fogo é a minha vida e sem ele o Cride fogueteiro não existe. O artefato representa a tradição e para nossa alegria o município é conhecido como a capital do Barco de Fogo, motivo de muito orgulho para nós”, afirmou o fogueteiro Cride.    

Capital Sergipana do Barco de Fogo

Com a Lei Nº 8.650/2020 foi concedido ao município de Estância, o título de “Capital Sergipana do Barco de Fogo”. O autor da propositura é o deputado estadual Doutor Samuel Carvalho (Cidadania).