O arquiteto, professor e escritor Ezio Déda assumirá no dia 13 de setembro, próxima quarta-feira, a cadeira número 19 da Academia Sergipana de Letras (ASL), na sucessão do renomado escritor Jácome Góes. A solenidade de posse acontecerá às 18h, no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda.
Eleito em maio deste ano com 27 votos, Ezio Déda é natural de Simão Dias, tem 47 anos, é graduado em Arquitetura e Urbanismo e especialista em ‘Desenho, Registro e Memória Visual’. Desde 2012 é diretor-superintendente do Instituto Banese, instituição que administra o Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, cujo projeto de restauro é de sua autoria. É também professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes.
O arquiteto é referência nas áreas de arquitetura e cultura. Ele assina os projetos do Monumento Marcelo Déda, Largo da Gente Sergipana, e mais recentemente o Centro de Memória Digital de Simão Dias Professora Enedina Chagas, resultado de um projeto de retrofit e restauro da edificação.
O novo imortal da Academia Sergipana de Letras é autor dos livros ‘Árvore de Folhas Caducas’ (2001), apresentado pela cantora Maria Bethânia, e ‘A Casa das Ausências’ (2010), obra lançada também em formato multimídia, mesclando literatura, design, dramaturgia e música.
Em 2016, Ezio Déda recebeu a Medalha do Mérito Inácio Barbosa, da Prefeitura Municipal de Aracaju. Em 2018, foi agraciado com a Medalha do Mérito Tobias Barreto, pelo Governo do Estado de Sergipe. E em 2021, recebeu a Medalha Armindo Guaraná, concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.
Fundada em 1917, a Academia Sergipana de Letras, instituição com a qual Ezio Déda passará a contribuir com seus conhecimentos e experiências multidisciplinares, busca preservar, promover e difundir a literatura, a língua e a cultura sergipanas.
Fonte: Tarcila Olanda - Coord. Núcleo de Comunicação.