O Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, realizará programação especial pelos 169 anos de Aracaju, comemorado no dia 17 de março. A partir desta terça, dia 12, terão início ações educativas e exposição sobre a temática da mudança da capital e no dia 16 será realizada mais uma edição do Projeto Arrudiar, comemorando um ano de sua existência.

Ação educativa

Desta terça, 12, até o dia 22 de março, sempre de terça a sexta, às 10h, 11h, 14h e 14h30, na instalação Midiateca, será realizada a ação educativa ‘História presente: a data da semana’. Através da arte da contação de histórias, a atividade tem como objetivo abordar de forma lúdica o tema da Transferência da Capital da Província de Sergipe, da antiga São Cristóvão para o Povoado de Santo Antônio do Aracaju, em 17 de março de 1855.

Já no espaço Nossas Coisinhas, será realizada a atividade ‘Roteiro de Aracaju’, com o intuito de estimular o reconhecimento dos pontos turísticos importantes da cidade de Aracaju, num formato de Jogo da Memória.

A ação educativa é voltada para escolas pré-agendadas e para o público espontâneo em geral sem necessidade de inscrição prévia.

Exposição

Em parceria com o Arquivo Público de Sergipe, o Museu da Gente Sergipana receberá, desta terça, 12, até o dia 31 de março, a exposição ‘Revelando os bastidores da mudança da capital. Com curadoria da Diretora do Arquivo Público do Estado de Sergipe, Sayonara Rodrigues do Nascimento Santana, a mostra é composta por documentos escritos do século XIX e fotografias de Aracaju, já no século XX. Esses registros fornecem pistas e informações que revelam, a partir da leitura, compreensão e interpretação histórica, aspectos importantes desta data.

A exposição poderá ser visitada no horário de funcionamento do museu, de terça a domingo, das 10h às 15h. O acesso é gratuito.

 

Projeto Arrudiar

No próximo sábado, dia 16, acontecerá mais uma edição do Projeto Arrudiar, que este mês celebra aniversário de um ano. Com o tema ‘São Cristóvão antes e depois da transferência da capital’, a edição desse mês levará o público ao município de São Cristóvão. A saída será às 13h, do Museu da Gente Sergipana, e o retorno está marcado para as 18h.

As inscrições acontecerão na próxima quinta-feira, 14. Mais informações em breve no Instagram do Instituto Banese (@institutobanese) e do Museu da Gente Sergipana (@museudagentesergipana_oficial).

 

Fonte : Tarcila Olanda - Coord. Núcleo de Comunicação