Max Carlos

Localizado em Canindé do São Francisco, no alto sertão de Sergipe, o paredão rochoso emoldura as águas do Velho Chico
 

O Cânion de Xingó é um dos mais famosos pontos turísticos de Sergipe. Está situado no município de Canindé do São Francisco, no alto sertão sergipano, a 213 quilômetros da capital, Aracaju, e faz divisa com a cidade de Piranhas, em Alagoas. Como uma moldura gigantesca, o paredão de rochas areníticas embeleza ainda mais o Rio São Francisco. São 65 quilômetros de extensão e paredes rochosas de até 50 metros de altura.

Vale destacar que o cânion do Velho Chico - como é carinhosamente chamado o rio - é o quinto maior cânion navegável do mundo. Formado por obra humana devido ao represamento das águas do São Francisco com o objetivo de gerar energia na Usina Hidrelétrica de Xingó, o cânion é o cartão de visitas da região, o que projetou o município no mapa turístico do estado e do Brasil. A localidade se tornou conhecida internacionalmente ao servir de cenário para novelas e minisséries.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, ressalta que o Cânion de Xingó, por ser um dos roteiros turísticos mais conhecidos de Sergipe, acaba se tornando uma espécie de ‘carro-chefe’ dos atrativos divulgados em eventos, tanto dentro quanto fora do estado. Como exemplo, ele cita o 42º Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia e o 16° Congresso Sergipano de Cardiologia, eventos simultâneos realizados no início de setembro, no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju, quando o estande da Secretaria de Estado Turismo (Setur) disponibilizou um imenso painel com a imagem do cânion e a simulação de um barco.

A mesma ideia foi usada anteriormente no estande apresentado em Florianópolis, em Santa Catarina, no dia 18 de agosto, durante o 2º Incomum Day, evento promocional alusivo ao aniversário de 25 anos da Operadora Incomum, com a participação de 600 profissionais. “Nosso estande foi muito elogiado. Tanto por destacar nossas belezas naturais de uma forma inovadora, quanto por levar ao conhecimento do público do sul do país o que Sergipe tem a oferecer”, explica Marcos Franco.

Ponto turístico

Tanta beleza e magnitude atraem milhares de turistas ao destino todos os dias. São pessoas que vão em busca das belezas naturais e do banho no Velho Chico, que nasce em Minas Gerais e passa por cinco estados – Bahia, Goiás, Pernambuco, Alagoas e Sergipe –, além do Distrito Federal. Inclusive, as agências de turismo em Aracaju oferecem passeios bate-volta quase diariamente ao Cânion de Xingó para visitantes locais e turistas de outros estados.

O passeio no Velho Chico é feito em um catamarã que parte do Restaurante Karrankas, em Canindé do São Francisco, e dura em torno de três horas: uma hora de trajeto de ida, uma hora de banho na piscina formada por uma rede protetora e mais uma hora de volta. É possível, ainda, fazer stand up paddle nas águas tranquilas e praticar rapel no belo cânion.

Vale ressaltar que o ponto alto da viagem é poder alugar uma vaga em um barquinho e navegar na parte mais estreita do cânion, a Gruta do Talhado. Trata-se de um trajeto à parte, que dura 15 minutos. Depois disso, o catamarã retorna ao Restaurante Karrankas, que se destaca na região pela estrutura às margens do São Francisco e pela gastronomia. 

Fonte: Ascom/Setur

Fotos Max Carlos? Matheus Moura