Prefeitura de Canindé de São Francisco

Hoje, dia 28, se comemora o Dia Nacional da Caatinga, único bioma 100% brasileiro.  A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte (SETURCE), lança através do Departamento de Cultura, o documentário “CAATINGA: Conhecer para preservar.” 
O dia 28 de abril, foi escolhido em homenagem ao professor João Vasconcelos Sobrilho (1908 – 1989), um dos pioneiros nos estudos ambientais no Brasil. A data foi oficializada em 20 de agosto de 2003, através de decreto, como forma de incentivar a preservação, conscientizar a população da importância e conservação deste bioma.
A palavra Caatinga (caa: mata e tinga: branca) que significa “mata ou floresta branca” no tupi. Nome esse que decorre da paisagem, apresentada pela vegetação durante o período da seca, onde a maioria das plantas perdem as folhas e os troncos tornam-se esbranquiçados, entretanto no período chuvoso a paisagem muda para vários tons de verdes. 
A caatinga ocupa uma área de aproximadamente 850.000 km2, cerca de 11% do território nacional e uma população que corresponde a pouco mais de 23 milhões de habitantes. Na Caatinga existem aproximadamente 5.311 espécies de plantas e cerca de 1063 espécies de animais conhecidos. 
Diante das informações relevantes sobre a importância e peculiaridades da CAATINGA te fazemos um convite para conhecer, preservar e valorizar este nosso Bioma.
 
Acesse as redes sociais da prefeitura para assistir o documentário completo.

@sec.turismodecaninde_xingo @visitexingocaninde @prefeituracaninde
#visitecaninde #caatinga #riosaofrancisco #bioma #fauna #flora #seturce #turismo #cultura #meioambiente #natureza #caniondexingo #valedosmestres #oasisdosertao