Na manhã desta quarta-feira, foi realizada a reunião que marcou o fim da gestão do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Canindé de São Francisco para o biênio 2021/2023 e deu início a um novo ciclo de desafios e oportunidades para o turismo local. No encontro, foram dadas as boas-vindas aos novos conselheiros e apresentada uma explanação sobre os principais avanços obtidos ao longo dos últimos anos.
Eleição da nova diretoria para 2024/2025
Durante a segunda pauta da reunião, ocorreu a eleição para a nova gestão do COMTUR. O processo eletivo, realizado de forma transparente e democrática, consagrou por unanimidade o Sr. Carlos Moisés como Presidente do Conselho e o Sr. Antônio Manoel como Vice-Presidente. Para o cargo de Secretária, a Sra. Kátia Pimentel foi eleita com maioria dos votos.
Nova estrutura e desafios para o futuro
Um dos grandes anúncios do encontro foi a conquista de um espaço físico próprio para o COMTUR. A partir de agora, o conselho conta com uma sala específica para suas atividades, o que representa um marco para a organização e o fortalecimento do planejamento estratégico voltado ao desenvolvimento turístico da cidade.
Os novos membros também foram informados sobre a necessidade de dar continuidade às ações já iniciadas e enfrentar o desafio de ativar o Fundo Municipal de Turismo, que será crucial para o financiamento de novos projetos e iniciativas.
Compromisso com o desenvolvimento turístico sustentável
Carlos Moisés, o novo presidente do COMTUR, destacou que a principal missão da nova gestão será impulsionar o turismo de forma sustentável, aproveitando o grande potencial que Canindé de São Francisco oferece, especialmente com suas belezas naturais, como os Cânions de Xingó, uma das principais atrações da região.
A ativação do Fundo Municipal de Turismo está entre as prioridades do novo conselho, que pretende usar esses recursos para fortalecer o turismo local, atrair novos visitantes e, consequentemente, gerar mais oportunidades econômicas para a cidade.
Com a nova gestão eleita e um espaço físico próprio para o conselho, o turismo em Canindé de São Francisco entra em uma nova fase de profissionalização e crescimento, alinhada com o objetivo de transformar a cidade em um destino cada vez mais atrativo para turistas de todo o Brasil.
Estiveram presente, representantes da ATOLX, Departamento de Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Monumento Natural do Rio São Francisco, Monumento Natural da Grota do Angico, Museu de Arqueologia de Xingó, Bares e Restaurantes, Meios de Hospedagem, Agência de Viagens, Departamento de Obras, Departamento de Indústria e Comércio, Departmento de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo;Estava ausente CHESF e Secretaria de Educação
Fonte: Comtur Caninde