Primeiro músico brasileiro a fazer parte da Academia do Oscar e a receber os títulos de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia, cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista e artista visual, Carlinhos Brown é a quarta atração confirmada no Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) 2023. O evento vai acontecer nos dias 01, 02 e 03 de dezembro. 

 

O artista é conhecido por uma trajetória de mais de 40 anos de sucesso na música brasileira. Já compôs mais de 800 canções. Algumas, se tornaram famosas na voz do próprio Brown, como ‘Vozes do Silêncio’, ‘Tamo Junto’ e ‘Tantinho’. Outras fizeram sucesso também na voz de outros artistas, a exemplo das canções ‘Muito obrigada, axé’ (gravada por Ivete Sangalo e Maria Bethânia, em 2009), ‘Selva Branca’ (com Vevé Calazans, gravada pelo Chiclete com Banana, em 1988), e E.C.T (gravada por Cássia Eller, em 1994), parceria com Nando Reis e Marisa Monte.

 

Também fizeram sucesso com músicas de Brown a banda Paralamas do Sucesso, com “Uma brasileira” (1995), Erasmo Carlos, com “Mais um na multidão” (composta por Brown, Erasmo e Marisa Monte, em 2016), Elba Ramalho, com “Remexer” (composta com Luiz Caldas, em 1986) e Daniela Mercury, com “Rapunzel” (1996), e “Maimbê Dandá” (composta por Brown e Mateus Aleluia, em 2004).

 

O cantor também é conhecido pelo uso da expressão “Ajayô”, em shows e entrevistas, o termo é uma saudação a Oxalá, o mesmo que "se Deus quiser" para outras religiões. Entre os diversos prêmios recebidos em toda carreira, destacam-se um Prêmio Goya, 2 Grammy’s Latinos e 08 indicações, além do troféu entregue em reconhecimento à sua atuação como arte-educador pela ISME – Sociedade Internacional de Educação Musical.

 

 

 

O Festival 

 

O Festival de Artes de São Cristóvão é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur). Com mais de 51 anos de história, o FASC é um dos maiores eventos do Nordeste.  A última edição, no ano passado, registrou recorde de público, com a presença diária de aproximadamente 50 mil pessoas circulando pelas ruas da cidade. 

 

Além de Carlinhos Brown, estão confirmados no FASC 2023 a cantora Liniker, Zeca Baleiro e a banda de reggae estadunidense Groundation. O Festival também vai contar com apresentações teatrais, dança, literatura, feiras gastronômicas, artesanato, palestras, oficinas e exposições. O evento terá uma programação que será distribuída em locais públicos, organizados de forma a garantir acessibilidade e sustentabilidade gratuitamente em todo o Centro Histórico e outros pontos da cidade. 

 

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão

Foto: Acervo do artista.