O Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), e o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac deram início na noite desta terça-feira, 15, à Semana da Sergipanidade, na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju. O evento poderá ser prestigiado pela população até 27 de outubro e tem como foco a valorização da cultura sergipana, além de promover o desenvolvimento econômico e social.
Na programação há apresentações folclóricas, exposições de artesanato, shows musicais e performances artísticas, com a participação de 12 municípios sergipanos.
Também haverá uma programação educacional ofertada pelo Sesc e Senac, com palestras e oficinas sobre história e cultura local. Serão atividades voltadas para o público jovem e adulto e workshops técnicos voltados ao mercado de trabalho, promovendo a capacitação dos participantes.
No espaço gastronômico ‘Bom de Cumê’, organizado em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes — Seccional Sergipe (Abrasel-SE), pratos típicos da culinária sergipana estarão à disposição do público.
O presidente da Funcap, Gustavo Paixão, explicou um pouco sobre a origem do termo. “Pouca gente sabe, mas a expressão ‘sergipanidade’ foi falada pela primeira vez pelo sergipano Tobias Barreto, e através de uma lei de 2019, criou-se a expressão ‘sergipanidade’, que nada mais é do que a forma mais natural e devida de expressar toda a nossa cultura, toda a nossa tradição, todas as nossas raízes”, sintetizou.
O gestor ainda destacou a importância do evento para valorizar ainda mais as tradições do estado. “‘Sergipanidade’ passou a ser uma expressão que reforça o orgulho de ser sergipano, e esse é o grande intuito desse evento, que reúne um pouquinho de cada canto de Sergipe, através de cultura, gastronomia, de todo nosso artesanato, todas as nossas tradições. É a oportunidade do sergipano e do turista ver tudo isso que a gente tem e se aprofundar um pouco mais na nossa cultura”, concluiu.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, o evento reforça a identidade sergipana e é, ainda, uma oportunidade para empreendedores. “É um momento ímpar, da união do Governo do Estado, através da Funcap, para celebrar a felicidade de sermos sergipanos. ‘Sergipanidade’ é um sentimento único do povo do nosso estado, que valoriza a nossa história, e tudo isso é congregado na Semana da Sergipanidade. Além disso, destaca as raízes culturais do estado e promove um ambiente favorável ao desenvolvimento social e econômico”, finalizou.
Para o secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, o evento traz oportunidades de geração de emprego. “Quando há essa união de diversos atores trabalhando para entregar um resultado único para a sociedade sergipana, a gente tem eventos como esse, que não apenas celebram a sergipanidade, mas trazem a oportunidade da geração de emprego, a oportunidade da qualificação profissionalizando, a oportunidade da comercialização do talento do sergipano”, ressaltou.
A artesã laranjeirense Maria Claudinei dos Santos confecciona acessórios produzidos com a renda irlandesa, patrimônio imaterial de Sergipe. Para ela, é o momento de as pessoas conhecerem seu trabalho. “Eu trabalho muito com acessórios. Gosto muito de ver a pessoa usando o acessório que fiz, é gratificante, dá um ânimo a mais para continuar fazendo. E aqui é uma oportunidade única, porque é um espaço por onde vão passar milhares de pessoas durante esses 13 dias”, destacou.
A tapioqueira Cristiane Figueiredo também está com boas expectativas. “É uma ótima possibilidade de divulgar o meu produto e para que o pessoal que passar por aqui conhecer e visitar meu comércio na Orla da Atalaia”, contou.
A secretária Andreia Oliveira é sergipana, e não deixou de prestigiar a abertura da Semana da Sergipanidade. “Dei uma passeada nos estandes, estão perfeitos, a parte gastronômica está bem elaborada, o nosso arroz doce, os bolos de pote, o mungunzá, está tudo uma delícia, tudo lindo”, reforçou.
Informações Governo de Sergipe
Fotos: Camila Gerônimo e Lyvian Holanda