Na manhã desta terça-feira, 19, os membros do Conselho Municipal do Turismo de Aracaju (Comtur) se reuniram na sede da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe), para a realização da 7ª Assembleia Ordinária desde que o órgão foi recriado pela gestão municipal, em 2018.
A reunião teve como pontos de pauta a apresentação do novo quadro de conselheiros, formado por 24 membros, sendo 12 do poder público e 12 de entidades privadas; a indicação da entidade Sergipe Destination, em substituição ao Convention Bureaux de Aracaju, que deixou de existir; e a eleição do novo vice-presidente do colegiado para um mandato de dois anos.
Ainda como itens de pauta, a apresentação do Termo de Fomento firmado entre a Prefeitura de Aracaju e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Sergipe (ABIH/SE), no valor de R$1 milhão, para divulgação de Aracaju; e o planejamento do Comtur para os próximos dois anos.
Presidindo sua primeira reunião à frente do Comtur, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga, agradeceu a presença de todos e declarou que o momento é de otimismo com a gradual retomada das atividades e que o Nordeste é o grande destino no pós-pandemia.
“Não tenho dúvidas que as pessoas querem viajar, querem sol, praia, liberdade. Nosso Nordeste tem as melhores praias e Aracaju está inserida nesse contexto, somos um destino qualificado”, pontuou.
Em seguida, encaminhou a votação para escolha do novo vice-presidente do Comtur. Por aclamação, foi eleita Daniela Mesquita, a presidente da Associação Empresarial de Turismo e Eventos – Sergipe Destination.
“Fico muito grata pela indicação para ocupar o cargo neste importante conselho, é uma honra para mim. Quero também destacar e elogiar o secretário Jorge Fraga pela forma como vem atuando, começou de forma correta, dialogando com todos o setores”, considerou a nova vice-presidente do Conselho.
O Termo de Fomento firmado entre a Prefeitura de Aracaju e a ABIH/SE foi o destaque na sequência do encontro. “Este Termo assinado com a Prefeitura não tem como proposta divulgar a rede hoteleira, nosso principal objetivo é divulgar Aracaju”, explicou Antônio Carlos Franco Sobrinho, que em seguida convidou o representante da agência de publicidade Acerte, Délio Bomfim, para apresentar a campanha de divulgação e a nova marca de promoção do destino “Viva Aracaju”, que tem entre seus elementos de identidade a arara, as ondas do mar e a castanha do caju.
O secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, enalteceu o investimento do Município para divulgação da capital. “Quero parabenizar a iniciativa da Prefeitura de Aracaju com a assinatura deste Termo de Fomento, Aracaju é a porta de entrada do turismo em Sergipe e tenho a convicção de que investimentos, tanto da Prefeitura quanto do Governo do Estado, reforçam o trabalho de união e de parceria em prol do turismo”, disse.
Capacitação de mão de obra
Na discussão sobre a qualificação dos profissionais do turismo, a presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Edivaneide Souza Paes Lima, destacou que o órgão promove frequentes capacitações para diversos profissionais e se mantém aberto para dialogar com todos os setores.
Sobre o tema, o diretor-técnico do Sebrae/SE, Brenno Barreto, colocou a entidade como parceira para promoção de capacitações aos trabalhadores que atuam na cadeia do turismo. “O valor que estiver aportado no Termo de Fomento entre a Prefeitura e a ABIH para promover capacitações, o Sebrae/SE entra com igual valor, podem contar com a gente”, afirmou.
Vários membros participaram com contribuições acerca de questões administrativas envolvendo a gestão municipal. Para otimizar o tempo da reunião e manter o foco em questões estratégicas ligadas ao turismo, o secretário da Comunicação Social de Aracaju, Carlos Cauê, propôs que sugestões ligadas a qualquer órgão da administração fossem diretamente encaminhadas ao secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga, para os encaminhamentos aos órgãos demandados.
Destaques da gestão municipal
O secretário municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, destacou viagem acompanhado do secretário Jorge Fraga, a Brasília/DF, com vistas a entendimentos com dirigentes da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) a fim de trazer os Jogos Universitário Brasileiros de 2022 para Aracaju. O gestor também confirmou a realização da Corrida Cidade de Aracaju em março do próximo ano, com cerca de 5.000 inscritos.
Já o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, relatou o trabalho de melhoria realizado nas orlas e praias de Aracaju e o balizamento náutico para disciplinar os vários usos (banho, esportes e embarcações) no estuário do rio Vaza-Barris, na região do Mosqueiro. “Também me reuni com representantes de eventos e fechamos um calendário de eventos na Orla da Atalaia até maio de 2022, a Expo Verão, o Festival Gastronômico e mais três grandes eventos”, informou.
Jorge Fraga relatou a participação de Aracaju na 48ª ABAV Expo & Collab, realizada este ano na cidade de Fortaleza/CE, e pediu que o secretário Sales Neto comentasse a participação da delegação sergipana na “maior feira de turismo da América Latina”. “Foi uma ótima participação e o amplo estande de 80 metros quadrados só foi possível graças à parceria formada entre o Governo do Estado e as prefeituras de Aracaju e de Itaporanga D´Ajuda”, frisou o gestor estadual.
No último ponto de pauta, o presidente do Comtur sugeriu que fosse formado um grupo de trabalho para elaborar o planejamento do colegiado para os próximos dois anos. “Não quero que esse planejamento saia de dentro da secretaria, a Semict vai participar e já coloco uma servidora à disposição, mas ele [o planejamento] tem que ser construído por todos os membros do Conselho, é uma construção coletiva, ouvindo todos”, recomendou.
Antes de encerrar a reunião, o secretário agradeceu aos representantes da Fecomércio/SE pelo apoio para a realização da reunião e pediu que o superintendente da entidade, Maurício Gonçalves, fizesse suas considerações. “Foi uma ótima reunião e quero deixar como mensagem final a realização do Natal Iluminado, uma parceria que vem desde 2017 entre a Fecomércio e a Prefeitura de Aracaju, e que este ano vem com muitas novidades, com cortejo natalino todos os dias, o famoso carrossel e brincadeiras para a criançada, e as praças Fausto Cardoso, Almirante Tamandaré e Olímpio Campos com uma bela iluminação natalina”, enalteceu.
O Conselho Municipal do Turismo (Comtur) volta a se reunir no mês de novembro em data e local a serem definidos para posterior comunicação aos seus membros.
Fonte: Ascom/Semict