André Moreira

O trabalho de enfrentamento à pandemia que a Prefeitura de Aracaju tem feito desde março do ano passado, com estratégias de testagem, tratamento e o avanço na campanha de vacinação, aliado às ações de promoção do município como destino turístico, por meio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), permitem uma projeção otimista em relação ao número de visitantes que a cidade receberá com a redução das restrições de circulação no pós-pandemia.

Com um planejamento efetivo, Aracaju se mantém como uma das capitais do país com a menor taxa de letalidade pela covid-19, o que ajuda na forma como as pessoas irão avaliar os locais que desejam conhecer, por conta da segurança, e tem investido em infraestrutura de equipamentos turísticos, como a reforma da Orlinha do Bairro Industrial e a construção da nova Orla da Coroa do Meio, por exemplo.

De acordo com o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Marlysson Magalhães, desde o primeiro caso da covid-19 no estado, a gestão municipal preparou equipes da saúde para atuar no Aeroporto de Aracaju, de modo a impedir a entrada do vírus na cidade e também mapear e acompanhar casos suspeitos.

Além disso, salienta o gestor, criou protocolo próprio de biossegurança, promoveu capacitações com categoriais profissionais ligadas ao turismo, integrou-se à Secretaria de Estado do Turismo para obtenção do selo Turismo Responsável, e pôs em prática uma série de outras medidas para o enfrentamento.

"Tudo isso contribui para mostrar que na cidade é um destino seguro e esse quesito fará muita diferença no imaginário de quem aguarda o momento de botar o pé na estrada para viajar”, destaca Marlysson Magalhães.

Na medida em que a crise sanitária vai sendo ultrapassada, e com a aproximação do verão e as festividades do final do ano, as pessoas estão voltando a se sentirem mais confortáveis para sair de casa e viajar.

As cidades mais bem preparadas para este momento sairão em vantagem no processo de recuperação econômica, como é o caso de Aracaju. Ciente disto, a administração municipal tem articulado uma ampla promoção do Destino em praças estratégicas do país.

“Divulgamos Aracaju em feiras nacionais de turismo, apoiamos eventos nacionais aqui na cidade, mídias espontâneas, redes sociais e através de investimentos financeiros em marketing do destino com operadoras e agências de viagens e também divulgação em mídia digital. Sabemos que por conta da pandemia as viagens rodoviárias terão mais ênfase, por isso estamos traçando uma estratégia de divulgação em destinos no raio de 700 a 800 quilômetros na retomada das atividades”, aponta o secretário.

Para além da boa atuação no combate à pandemia e das ações de promoção do destino, a capital sergipana tem motivos externos para estar animada com o turismo. É o caso da desvalorização do real em relação ao dólar.

A lógica é simples: com a moeda estrangeira muito valorizada os brasileiros tendem a escolher roteiros de viagens domésticos. E com as características naturais que Aracaju possui e ainda a infraestrutura que dispõe para receber bem os visitantes, naturalmente a cidade se beneficiará do cenário pós-pandemia.

“Com o real desvalorizado, o turista que quiser viajar para outro pais precisará acumular mais moeda em real para comprar dólar ou euro, a depender do destino que queira ir. Por essa razão, se torna mais viável o turismo interno e, nesse caso, o Nordeste tem vantagens comparativas em relação a outros destinos por conta de fatores climáticos – sol praticamente o ano todo -, atrativos naturais, praias e lugares praticamente virgens, desconhecidos dos turistas", destaca Marlysson.

O secretário ressalta ainda que Aracaju, por ser a porta de entrada do turismo em Sergipe, é destino obrigatório de chegada e preenche as expectativas dos turistas tendo em vista a organização da cidade, os atrativos e equipamentos de que dispõem, a hospitalidade do aracajuano e pela infraestrutura de hotéis, bares, restaurantes e de serviços.

"Há destinos que já são consolidados, deixaram de ser novidade para quem gosta de viajar. Nós somos o novo no mercado, um leque de novas experiências e atrativos que os turistas querem experimentar no pós-pandemia”, ressalta Marlysson.
 
Fonte:Agência Aracaju de Notícias