O Ministério do Turismo deu continuidade, nesta semana, em Aracaju (SE), à uma série de visitas a estabelecimentos turísticos como forma de sensibilizar os prestadores sobre a importância da regularização no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos).
“Retomamos esta ação tão importante para a regularização do setor de turismo no Brasil. Visitar as cidades e os estabelecimentos aproximam o MTur de quem está na ponta e, a cada visita, mais e mais empreendimentos se cadastram e passam a operar de forma regular no país”, ressaltou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
O secretário nacional substituto de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, Fábio Pinheiro, reforça que o cadastro é obrigatório a sete segmentos turísticos, entre eles meios de hospedagem, transportadoras turísticas e guias de turismo. “Além de ser uma importante fonte de consulta para turistas, o Cadastur também garante diversas vantagens e oportunidades aos cadastrados. Entre elas, acesso a financiamentos; oportunidades de qualificação exclusivas; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal e visibilidade nos sites do MTur e do Cadastur, entre outras”, pontuou.
Na quarta-feira (15.12), foram realizadas reuniões com diversas entidades do setor para promover os programas do MTur e reforçar a importância do Cadastur, assim como os benefícios para os cadastrados. Também foi aberto um espaço para tirar dúvidas de todas as entidades presentes.
“Foi um momento muito proveitoso. Conseguimos fazer um diagnóstico e levantar as necessidades do setor turístico da região”, contou a coordenadora de Formalização e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur, Daniela Saraiva, que integrou a comitiva da Pasta em Aracaju.
Já na quinta-feira (16), os técnicos do MTur realizaram ações de sensibilização no Mercado Central, importante ponto turístico da cidade onde atuam diversas transportadoras turísticas e guias de turismo. Os prestadores que operavam no local tiveram os cadastros vistoriados e 90% deles estavam em situação regular. A iniciativa contou com o apoio do Sindicato dos Guias de Turismo de Aracaju.
No mesmo dia, a equipe do MTur visitou meios de hospedagem da capital sergipana que estavam com o cadastro vencido. Os empreendimentos foram orientados sobre a importância de renovar o registro e foram auxiliados a inserirem seus perfis oficiais das redes sociais no Cadastur como forma de evitar fraudes virtuais.
“A vinda do Ministério do Turismo a Sergipe foi de suma importância para mostrar que o Ministério está atento ao que está acontecendo nas regiões do país, assim como para divulgar o Cadastur. Sergipe está caminhando a passos largos para a profissionalização do setor, para o respeito ao consumidor e ter profissionais qualificados atendendo ao turista com mais qualidade na prestação dos serviços. Isso é o que a gente deseja: um turismo responsável, mais consciente e seguro”, enfatizou Irma Karla, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe.
"A visita da comissão do MTur foi uma ação valiosíssima. Possibilitou ao trade turístico sergipano uma aproximação e dizendo, certa forma, 'estamos aqui'. Foi um momento histórico, de aproximação e apresentação in loco de quem somos e como estamos", afirmou Izabel Cristina Melo, coordenadora regional do Cadastur Sergipe.
Por Vanessa Castro
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo