Com conceito de interatividade, espaço tecnológico convida visitantes para uma experiência de imersão e emoção sobre o 'Destino Sergipe'

A 50ª edição da maior feira de turismo da América Latina, a Abav Expo 2023, começou nesta quarta-feira, 27, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Neste primeiro dia, o Governo de Sergipe está fazendo bonito na maior feira de turismo da América Latina, com um estande que se destaca pela tecnologia, criatividade e sergipanidade. Projetado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Instituto Banese e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (Abih-SE), o estande convida os visitantes para uma experiência impactante, que mostra Sergipe como um estado de imersão e emoção. O evento realizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) prossegue até a próxima sexta-feira, 29.

O governador Fábio Mitidieri, que compareceu à abertura do evento, ressaltou que Sergipe, hoje, é um dos Estados que mais investe em política de turismo no Brasil. Prova disso, segundo ele, é o investimento feito por meio da participação de Sergipe na Abav Expo, evento com mais de 1.500 expositores e expectativa de 35 mil visitantes. “Sergipe está com um estande lindo, moderno e interativo, onde as pessoas têm a oportunidade de conhecer um pouco do nosso Estado, de se sentir um pouco em Sergipe e despertar a vontade de visitá-lo. Quem vem conhecer nosso estande sai com a vontade e o desejo de conhecer esse estado maravilhoso, belo, que é o nosso Sergipe!”, destaca o governador. 

Segundo o arquiteto Ezio Déda, superintendente do Instituto Banese, que assina o projeto, juntamente com a equipe dele, o espaço tem 100 metros quadrados, onde os saberes e fazeres, as belezas naturais, a sergipanidade e o aconchego tão inerentes ao Estado são apresentados de forma altamente tecnológica. “O estande foi dividido em ambientes que surpreendem o visitante: um espaço naturalista, que mostra as belezas naturais de Sergipe num telão de forma côncava; o Ambiente Lampião e o Ambiente Arthur Bispo do Rosário, autoexplicativos, com ajuda, inclusive, de inteligência artificial; a Casa do Artesão Sergipano; o Ambiente Nossos Leitos, réplica de uma instalação do Museu da Gente Sergipana, um dos mais visitados, onde é possível viver uma experiência sensorial como se a pessoa estivesse navegando em um barco no rio, tendo imagens dos mangues, praias, Cânion de Xingó e muito mais”, explica Ezio.

Além disso, há a Sala do Governador, um ambiente especial e elegante usado para reuniões de negócios e que destaca o patrimônio cultural de Sergipe. “Hoje fico ainda mais satisfeito de poder estar aqui no Rio de Janeiro, participando desse evento e podendo fazer negócios bilaterais com as agências de turismo, conversando com eles, mostrando as oportunidades, tudo o que estamos fazendo. Temos investido na atração dos turistas, porque sabemos que aqui estamos lidando com os profissionais do turismo, que vamos conseguir movimentar nossa economia e levar os turistas para Sergipe”, afirma.

Um dos visitantes do estande foi o ministro do Turismo, Celso Sabino, que experimentou o Ambiente Nossos Leitos. Ele se mostrou impressionado com o espaço e teceu elogios ao Governo do Estado. “O estande está muito bonito. Parabéns à equipe do Turismo de Sergipe pela iniciativa e criatividade. Estou com os deputados da bancada de Sergipe, e eles estão gostando muito. Além disso, acredito que esta feira ajudará a movimentar ainda mais o turismo de Sergipe. Mais uma vez, parabéns!”, reconheceu.

Turismo em Sergipe

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destacou a importância de Sergipe participar da Abav Expo. “Estamos vivendo uma grande oportunidade de divulgar o Destino Sergipe para o Brasil e também para o mundo, pois estamos na maior feira de turismo da América Latina. Estamos num momento único do setor do turismo em nosso estado, pelas divulgações e o forte trabalho que estamos fazendo. Nosso estande surpreende pelo ineditismo do conceito, ao mostrar Sergipe como um Estado de imersão e emoção”, avalia o gestor.

A secretária-executiva da Secretaria de Estado do Turismo de Sergipe (Setur), Daniela Mesquita, tem a mesma opinião do secretário Marcos Franco. Segundo ela, todos que fazem o turismo de Sergipe consideram muito importante a participação da Setur Estado na maior feira da América Latina (a Abav Expo), que está em sua 50ª edição. “Sergipe está fazendo bonito. Estamos com um estande de 100 metros quadrados, com um conceito totalmente diferente, totalmente inovador, tecnológico, onde a gente traz um pouco da nossa cultura e artesanato. O visitante que passa pelo nosso estande vive uma experiência de sentir um pouquinho o que Sergipe tem a oferecer”, declara. “Estamos vivendo um novo momento do turismo de Sergipe. Nosso governador Fábio Mitidieri está de parabéns por apostar na pasta, por fazer um grande investimento. Realmente, no turismo de Sergipe, o futuro já começou!”, acrescentou.

Para Ravisson Souza, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens de Sergipe (Abav/SE), o estado, neste evento, está fazendo grande diferença. Segundo ele, Sergipe tem recebido bastantes elogios dos colegas de todo o Brasil. “A presidente nacional da Abav, Magda Bassar, inclusive, confirmou que nosso estande é o melhor. Tudo isso que estamos vivenciando  confirma que o nosso governador estava certo em priorizar e investir no turismo. Sergipe é a bola da vez! O Estado está totalmente em evidência e vai se tornar um grande destaque como destino do Nordeste”, considera.

Fonte: Ascom/Setur

Fotos: Arthur Soares