As tradições e a diversidade cultural de Sergipe serão celebradas na exposição coletiva “Folclore Sergipe e Suas Identidades”, que contará com obras de 14 artistas locais, cada um com sua técnica e forma de expressão. A mostra será inaugurada no Dia do Folclore, 22 de agosto, a partir das 18h, na Galeria de Arte J. Inácio, anexa à Biblioteca Pública Epiphanio Dória.
Promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), a exposição reúne grandes nomes das artes visuais, como Adauto Machado, Adriana Hagenbeck, Dayanne Carvalho, Edson Lima, Edwyn Gomes, Genival Melo, Hortência Barreto, Lindete Costa, Matheus Almeida Cordeiro, Nivaldo Oliveira, Sillas Moraes, Tiago Ramos, Waldir Argolo e teatro de bonecos Mamulengo de Cheiroso.
Para a curadora da exposição, Jane Junqueira, esta será uma vitrine chamativa dos elementos distintos que compõem o folclore de Sergipe. “Essa mostra traz a ancestralidade contada através desses artistas com as suas manifestações, nas artes visuais. É um espaço onde o público vai reconhecer a identidade visual da cultura local e sentir-se representado, inclusive os grupos de folclore ou brincantes desses grupos vão encontrar um sentimento de pertença, reconhecimento e homenagem”, ressalta Jane.
Atrações folclóricas, como César Leite e a Burrinha, também marcarão presença, enriquecendo a experiência. A exposição se apresenta como ótima oportunidade para apreciadores da arte, pesquisadores da cultura popular, turistas e moradores locais celebrarem e mergulharem nas diversas manifestações culturais de Sergipe.
Após a abertura, os trabalhos seguirão expostos para visitação pública até o dia 22 de setembro, de forma gratuita, com horário de funcionamento das 8h às 16h30, de segunda a sexta-feira.
Fonte: ASN