iniciativa do Ministério do Turismo, o evento terá versão sergipana a ser realizada pela Setur no final de agosto, buscando atrair, principalmente, o público interno
 

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), realizou uma reunião prévia de esclarecimentos sobre o 1º Feirão do Turismo ‘Conheça o Brasil’. O encontro aconteceu nesta quinta-feira, 25, na sede da pasta, e reuniu representantes da Setur e de agências de viagens do estado, com o objetivo de mobilizá-las e sensibilizá-las quanto à importância da participação das empresas sergipanas no evento. O Feirão acontecerá no Shopping Jardins, em Aracaju, a partir do dia 24, em formato presencial, e nos dias 25 e 26 de forma on-line.

Uma iniciativa inovadora do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com as secretarias estaduais de Turismo de todo o Brasil, o Feirão do Turismo tem como objetivo desenvolver o turismo, especialmente o interno, nos estados durante a baixa temporada. Para tanto, serão concedidos descontos e vantagens especiais com condições exclusivas de pagamentos de passagens aéreas, pacotes de viagens, hospedagens e passeios turísticos. Com isso, vai garantir maior estabilidade no setor de serviços turísticos.

A secretária-executiva da Setur, Daniela Mesquita, considera que o Feirão do Turismo é uma oportunidade única. Isso porque o sergipano, em especial, poderá conhecer as belezas de Sergipe e, naturalmente, ter acesso a pacotes turísticos para outros destinos. “O Feirão do Turismo é um evento que vem movimentar a atividade turística no mês de agosto, alinhado com as políticas públicas do Ministério do Turismo e do Governo do Estado”, resume.

De acordo com a coordenadora de Qualificação e de Estruturação de Destinos e Produtos Turísticos da Setur, Raquel Melo, a pasta, como interlocutora do MTur, tem feito um trabalho de mobilização e sensibilização das empresas do segmento de agências de viagens. Para tanto, um edital de convocação com o chamamento para a seleção das empresas foi publicado no Diário Oficial de Sergipe no último dia 12 de julho e se encerra nesta sexta-feira, 26, às 23 horas e 59 minutos. “A princípio, no nosso edital, estamos fazendo um chamamento público, selecionando as empresas que estiverem listadas no Cadastro Nacional do Turismo (Cadastur), como também as que sejam membros da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav/SE)”, declara.

Boa aceitação 

Na opinião do presidente da Abav/SE, Ravisson Souza, o Feirão do Turismo é muito importante, por ser em nível nacional, abrangendo todo o país. “O intuito maior é vender os produtos locais, também no Nordeste e em todas as regiões do Brasil. Diante disso, os agentes de viagens estão empenhados. Vamos ter, no mínimo, 15 agências focadas em atender todos os clientes [no Feirão]”, ressalta.

A diretora de uma agência de viagens, Cacilda Aragão, que também é vice-presidente da Abav/SE, parabeniza o MTur pela iniciativa de realizar o Feirão, exatamente por que busca fomentar o turismo no Brasil na baixa temporada. “Estou bastante confiante e espero que, realmente, o Ministério do Turismo lance uma tarifa aérea diferenciada, pois [o valor alto das passagens] é um grande gargalo no nosso ramo de atividade”, argumenta.

Quem também se mostrou entusiasmado com o Feirão do Turismo foi Felipe Duarte, diretor comercial de outra agência de viagens. O empresário disse estar bastante ansioso e com boas expectativas de que a empresa dele tenha o faturamento alavancado no período da baixa temporada. “Ter uma parte presencial para atingir o público do estado nos deixou muito felizes. Vamos poder apresentar o produto Sergipe para os sergipanos, pois muitos não conhecem o estado. Vai ser uma forma de fazer uma promoção diretamente para eles conhecerem as belezas que existem em Sergipe, que não precisa sair do estado para conhecer coisas legais, porque temos o Cânion de Xingó, a Lagoa dos Tambaquis. São belezas que o turista do mundo todo vem visitar, mas, às vezes, a gente aqui não conhece”, constata.

Fonte: Ascom Setur/SE

Fotos: Vander Alves