Na Segundona da Sergipanidade serão anunciados os edital da Lei Paulo Gustavo e os contemplados na Lei dos Mestres
Outubro é o mês dedicado a celebrar a essência sergipana, honrando sua história, costumes, crenças e a riqueza das práticas culturais que fortalecem sua identidade. Como parte das comemorações da Semana da Sergipanidade, o Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), preparou uma programação especial em pontos e centros culturais importantes do estado. Essa iniciativa inclui uma variedade de eventos, como shows musicais, anúncio do resultado do edital dos mestres da cultura, apresentações de grupos folclóricos, performances de dança e muito mais.
Tudo terá início na Rua São João, com destaque para a edição especial da Segundona, que ocorrerá no dia 23, a partir das 18h com a participação de atrações de peso, como Karmem Correia, Grupo Peneirou Xerém, César Leite e a Boneca Genoveva, Quadrilha Século XX e o consagrado forrozeiro Erivaldo de Carira.
Além das apresentações artísticas, durante a Segundona será realizada o lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG), uma política federal de incentivo ao setor cultural. Também serão anunciados os resultados da Lei dos Mestres, que tem como objetivo valorizar e impulsionar a atuação de importantes agentes culturais do estado que tradicionalmente mantêm e preservam aspectos relevantes da cultura sergipana.
Na terça-feira, 24, que marca o Dia da Sergipanidade, a celebração acontecerá no Centro de Criatividade, um espaço importante dedicado ao fomento e difusão da arte e cultura. Nesse evento, artistas da comunidade se apresentarão, expressando suas mais diversas manifestações culturais, incluindo o Pilão de Pife, Zabumbadores de Vó Lourdes, Afoxé de Preto, entre outras ações.
Com programação ampla e diversificada, o Governo de Sergipe destaca a importância de preservar as tradições do povo sergipano, fundamentais para o fortalecimento da identidade cultural, além de homenagear personalidades fundamentais para a manutenção dessas tradições e preservação da nossa história. Essa iniciativa reforça o compromisso do estado em valorizar e promover nossa rica herança histórica e cultural.
Confira a programação completa:
23/10 - Segundona da Sergipanidade:
18h - Karmem Korreia
19h - Lançamento dos Editais da Lei Paulo Gustavo e Resultado da Lei dos Mestres
19h30 - Grupo Peneirou Xerém
20h - César Leite e a Boneca Genoveva
20h15 - Quadrilha Século XX
21h - Erivaldo de Carira
24/10 - Dia da Sergipanidade no Centro de Criatividade
18h - Pilão de Pife e Mestre Saci
19h - Papudo Gil (part. Alberto Marcelino)
20h - Afoxé de Preto
21h - Zabumbadores de Vó Lourdes
22h - Descidão
Fonte: Funcap