Durante evento de lançamento da publicação, Setur foi homenageada pela parceria em prol do desenvolvimento do turismo no estado
 

A 18ª edição do Guia Turistico Sergipe Trade Tour teve o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O lançamento da publicação aconteceu na noite da quarta-feira, 6, no Hotel Sesc Atalaia, na Orla da Atalaia, em Aracaju. Durante o evento, a Setur, bem como outras entidades e empresas, foi homenageada com a entrega de uma placa comemorativa, por contribuir para o desenvolvimento do setor do turismo em Sergipe.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, que representou o governador Fábio Mitidieri no evento, destacou a grande relevância que o Guia Turistico Sergipe Trade Tour tem para o setor no estado. “O Guia é essencial para empresários dos mais diversos segmentos e também para os próprios turistas. Por meio do Guia, no formato físico ou no virtual, é possível buscar informações sobre nossos roteiros e atrativos turísticos”, ressalta.

A idealizadora e organizadora do Guia, Waldete Zampieri, explica que a 18ª edição chega com diversas atualizações, como ocorre a cada ano, a exemplo de informações sobre a população e novos estabelecimentos.

“Atualizamos este ano, acrescentando alguns novos atrativos turísticos, como a Rota do Imperador [em Santana do São Francisco] e a Rota da Farinha [que envolve os municípios de Campo do Brito, Macambira e São Domingos]. Estamos tentando sempre inovar, trazendo novidades. Melhoramos a parte digital, que é atualizada todo ano, mas mantemos a tradição do impresso, que é o que nos fez conhecidos e que tem público para isso”, detalha.

Segundo Waldete Zampieri, o Guia Sergipe Trade Tour, tanto impresso quanto virtual, é fundamental para Sergipe por ser uma publicação que nem todo estado possui. “O estado que tem um Guia Turistico deve ter orgulho disso. Eu tenho muito orgulho desse trabalho, porque não é para mim. É para divulgar o estado que escolhi para viver. E, claro, o Guia é fundamental, porque, por meio dele, fazemos o mundo conhecer Sergipe”, declara.

‘Bíblia’ do guia de turismo

Na opinião do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/SE), Bruno Dórea, a publicação é um presente para os sergipanos e para Sergipe. “O Guia Sergipe  Trade Tour mostra com detalhes toda a riqueza que o estado tem, não só de praias, de beleza naturais, como também cultural, histórica, de gastronomia, de hotéis. É todo um apanhado geral do estado em um guia maravilhoso, que, por diversos anos, persiste”, avalia.

Além disso, Bruno destaca o fato de o Guia também existir em forma de aplicativo, o que conecta o mundo digitalmente com Sergipe. “Com certeza, esse guia é a maior referência que temos de informações sobre o Estado. Waldete está sempre de parabéns por ‘juntar’ todo o estado e atualizar todo o mundo. Então, o sergipano, com certeza, também se orgulha, pois contribui muito para os turistas conhecerem Sergipe”, comenta.

Kim Moura, que trabalha com turismo há 40 anos e que atua como guia de turismo há sete, é só elogios ao trabalho de Waldete. Relembra, inclusive, quando o Guia nasceu e destaca a evolução dele ao longo dos anos. “Hoje, eu estou muito feliz, porque aquele ‘neném’ que eu conheci atingiu a maioridade. O Guia Sergipe Trade Tour, a cada ano, está mais profissional. Ele é a bíblia do profissional guia de turismo, porque tudo sobre Sergipe está sintetizado de forma objetiva e leve. Passamos as informações para os nossos grupos nos ônibus, para o nosso cliente no dia a dia. Essa publicação atende o guia de turismo, o empresariado e, principalmente, o turista”, ressalta.

Mais presenças

Estavam presentes no evento, a secretária executiva da Setur, Daniela Mesquita; o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), José Alves Dantas; o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana; o diretor técnico do Sebrae/SE, Breno Barreto; a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/SE), Irma Karla Barbosa, entre outros.

Fonte: Ascm- Setur/SE

Fotos Max Carlos / Setur